segunda-feira, 14 de junho de 2021

Focar o bem ou o mal


A)

Controlar os sentimentos

Numa máquina fotográfica ou hoje em dia em qualquer câmara do telemóvel ou de outro dispositivo digital, é preciso ajustar o foco para que a imagem saia nítida e valorizada.

Se alguém me mostrar a tecla negra, a dor, o sofrimento, o desprezo à minha volta ou em mim… e eu focar a câmara apenas nisso, tudo o resto ficará desfocado. Se em vez disso eu focar a câmara na outra face, no bem, nas coisas boas... o bem ficará bem focado, enquanto o mal ficará em segundo plano desfocado.

O que é que nós mais focamos?

 

B)

Duas faces da vida

C)

Da subserviência à igualdade

A frase ‘oferecer a outra fase’ é apresentada no Evangelho de Mateus, 5,38-42, como uma alternativa à lei mosaica ‘olho por olho e dente por dente’.

De acordo com referências históricas do tempo de Jesus, bater no rosto de alguém com as costas da mão, era uma forma comum de afirmar autoridade e dominância, muito utilizado no quotidiano pelos mais nobres e abastados em indivíduos de uma classe mais simpres ou menos favorecida.

Se uma pessoa agredida oferecesse a outra faze, o agressor seria confrontado por um dilema, pois para um destro é impossível bater na face esquerda da vítima com as costas da mão direita, com isso ele deveria desferir o golpe com a mão esquerda. Porém a mão esquerda era utilizada para fins impuros e ninguém a usa para bater em ninguém. A alternativa seria bater com a palma da mão direita, mas um golpe com a palma da mão direita era um reconhecimento de igualdade entre as partes. Dessa maneira ao oferecer a outra face, o agredido estava, na realidade demandando uma igualdade com o agressor, onde todas as diferenças sociais cairiam por terra, e ambos estariam em pé de igualdade.

Literalmente oferecer a outra face não significa um ato de subserviência, mas sim uma exigência de igualdade entre as partes.

 

D)

O bem deve ficar por cima.

Nunca deixes que o mal vença.

 

Ver também:

Sermão visual

Oferecer a outra face

Amar a todos

Duas faces

A outra face

Outra face

 

Sem comentários: