quarta-feira, 30 de junho de 2021

S. José jovem ou velho

São José é um homem para que idade?

Como todo o homem São José foi criança, foi jovem e foi velho.

Durante muitos séculos São José foi representado como um ancião, provavelmente por influência dos apócrifos. Alguns até o apresentavam como viúvo de idade avançada. A justificação mais comum era para mostrar aos hereges que José não podia ser o pai natural de Jesus ou então para mostrar que o argumento de que a virgindade perpétua e a pureza delicada de Maria se explicaria melhor com um esposo ancião do que com um jovem, como se fosse necessário ser velho para viver a santa pureza. 

Ele era de facto jovem quando se casou com a Virgem Maria e acompanhou o Menino de Jesus.

Se fosse um ancião dificilmente teria arranjado forças para empreender uma viagem ao Egipto, começando aí de novo a vida sem outra ajuda que a do seu próprio trabalho. Portanto, jovem era o coração e o corpo de São José quando contraiu matrimónio com Maria, quando conheceu o mistério da sua maternidade divina, quando viveu junto dela respeitando a sua integridade.

Não tem fundamento a opinião da velhice do Santo Patriarca no matrimónio. Apresentar São José como velho, alquebrado, decrépito, é um absurdo! Isso seria contra o fim do matrimónio do Santo Esposo da Virgem, que era velar a honra de Maria e a legitimidade de Jesus e ocultar aos olhos dos homens o mistério da Encarnação.

A Madre Agreda, autora da obra “Mística Cidade de Deus”, diz que tinha São José, ao desposar Maria, a idade de 33 anos.

E finalmente num matrimónio tão perfeito como deveria ser o de José e Maria, devia existir uma proporção perfeita na idade como na virtude.

Ora, como se poderia dar isto, se São José fosse velho octogenário e Maria uma donzela de 16 anos? E depois, como São José poderia ajudar e proteger Maria e Jesus durante trinta anos, tendo se casado já velho e até octogenário?

São José era um jovem esposo e um jovem pai.

Com que idade morreu São José?

Parece que São José morreu a 19 de março aos sessenta e tal anos de idade, um pouco antes do início da vida pública de Jesus. Já não estaria aquando das bodas de Caná.

Parece que São José entendeu como a sua presença contínua na vida de Jesus levantaria problemas para as pessoas que aceitassem o Senhor como Deus, nascido da virgem em cumprimento da profecia. Portanto, ele partiu voluntariamente, por assim dizer.

Foi apropriado que São José não estivesse presente para a Paixão do Senhor, porque os seus impulsos paternais e masculinos não o teriam permitido ficar quieto e inativo enquanto ele observava o seu Filho sofrer.


O sonho é que nos faz jovens ou velhos.

Só deixamos de ser jovens, ou melhor, só nos tornamos velhos quando deixamos de sonhar. E São José só deixou de sonhar, quando viu Jesus a assumir a sua própria missão, quando viu que nada mais podia acrescentar à vida e guarda de Jesus. E por isso silenciosamente José se retirou porque tinha alcançado o seu ideal, realizado o seu sonho, cumprido a sua missão.

 

Sem comentários: