segunda-feira, 21 de junho de 2021

Ei-los que partem...


2ª feira – XII semana comum

Três saídas

- Abrão – Sai da sua terra, da sua família, da sua casa… para louvar a Deus único (ergueu um altar a Deus e invocou o Seu nome)

- São Luís de Gonzaga – Sai de si mesmo para servir os doentes e necessitados. (sai do seu palácio para se consagrar como jesuíta, sai do seminário para socorrer os doentes). Morre aos 22 anos servindo os irmãos.

- Cada um de nós deve sair de si mesmo, do lugar onde marca passo, para apurar a sua vida, corrigir-se, tirar a sua trave dos olhos, melhorar, avançar e assim glorificar a Deus e servir os irmãos.

 

Para completar:

Porque é que Abrão foi convidado a sair da sua terra? Porque é que não podia ficar lá?

- Porque é preciso sair de si – sinal de desprendimento e de despojamento.

- Porque é a primeira prova por que passou (a última será a imolação do seu filho) – sinal de obediência.

- Porque ninguém pode acreditar em Deus e continuar o mesmo, a viver da mesma maneira, no mesmo ambiente – sinal de transformação ou conversão).

- Para mostrar que o conduzia – sinal de abandono.

- A ordem de Deus é que se dê a volta ao mundo para que o mundo dê uma volta – sinal de universalidade.

- Para que ninguém dissesse que o Povo de Abraão, a terra de Abraão era o era o Povo de Deus e a Terra de Deus, mas sim o contrário – sinal de pertença.

- Para que Deus fosse adoração em qualquer terra, em qualquer lugar, em qualquer tempo: É tal e qual a função dos fusos horários:

Porque existe fuso horário?

Porque se acontecesse ser noite ou dia ao mesmo tempo toda a gente ia dormir. Porque se todos estivessem a dormir ninguém estaria a rezar. Assim com os fusos horários diferentes, há sempre alguém acordado para rezar.

É por isso que existe o fuso horário para ter sempre alguém acordado no mundo para poder estar a rezar. A toda a hora bendirei o Senhor, em todo o lugar louvarei o meu Deus… Sinal de non stop, de eternidade.

 

Ver também:

Partir

Não julgueis…

Trave e argueiro

Argueiro e trave

Ter mais que fazer

Quem é mais cego

Fofoca é crime

Corrigir por amor

Não julgar

Argueiro e trave nos olhos

 

Sem comentários: