quarta-feira, 23 de junho de 2021

A túnica de São José

Significado do uso da túnica:

- Em qualquer pessoa, a túnica completa a figura do homem. Não é casual, mas reflete a realidade interior do homem.

- No estado inicial Adão e Eva não precisavam nenhuma veste, pois estavam revestidos da luz divina. O uso de túnica lembra-nos esta essa necessidade de estarmos revestidos da graça divina.

- Pela sua Encarnação Cristo habitou entre nós revestindo-se com a túnica humana para que o homem pudesse revestir-se da túnica divina.

- Com as vestes de Cristo são revestidos todos os que são batizados em Cristo. Assim cada um pode revestir-se como homem novo.

- As vestes são assim prefiguração da eternidade. O que é corruptível será revestido de incorruptibilidade e o que é mortal de imortalidade. É a veste da ressurreição.

 

Significado da cor da túnica:

- A túnica de São José normalmente vem pintada na cor roxa. Essa cor representa a humildade e a penitência, a fé e a confiança de São José.

- Por baixo do manto, isto é, por dentro, a túnica roxa exterioriza o verdadeiro interior de São José, o seu coração de sacrifício e de recolhimento.

 

Significado da forma da túnica:

- É uma túnica inconsútil, de uma peça única de alto a baixo, sem costuras nem remendos. Esta túnica foi com certeza confecionada por Maria, sua esposa, igual à que usava Jesus e que os soldados não a quiseram rasgar para preservar, lançando sortes para ver a quem tocaria (Jo 19,24). É sinal de integridade, imagem do seu coração não dividido. Era uma túnica íntegra, como íntegro era aquele que a envergava.

- Túnica comprida, tal como a de José do Egito (Gn 37). Os nobres usavam uma túnica comprida enquanto o povo usava uma túnica mais curta ou arregaçavam-na por causa do trabalho. O tamanho da túnica de São José mostra a sua ascendência real, da casa do Rei David.

 

Significado da túnica de Jesus:

- A túnica branca do Menino Jesus simboliza a pureza de seu coração.

- A veste branca de Jesus aponta para as bodas do Cordeiro, a veste nupcial de Cristo.

- Os detalhes em dourado desta túnica simbolizam a origem divina de Jesus.

- A túnica inconsútil, tecida de uma peça de alto a baixo, sem costura nem remendos, sinal de integridade de vida, consonância do exterior ao interior.

- O material mais comum para a túnica era a lã. Assim se completa a apresentação de Jesus como Cordeiro de Deus.



 

Sem comentários: