sábado, 31 de agosto de 2019

XXII semana comum


Ofício de leitura

Domingo
1ª – Semearam trigo e colheram espinhos, cansaram-se inutilmente. Envergonhai-vos das vossas colheitas, por causa da ira ardente do Senhor.
2ª – O que ouvimos é a semente e o que pomos em prática é o fruto da semente. Esse é o dom que o Senhor nos ofereceu: Sendo grande, humilhou-se; humilhado, quis morre; tendo morrido, ressuscitou e foi exaltado para não nos deixar mortos no inferno mas para exaltar em si, pela ressurreição dos mortos…

2ª feira
1ª – Vou quebrar este povo e esta cidade como se parte uma bilha de barro que nunca mais se pode consertar.
2ª – As palavras divinas não devem ser ouvidas com vã complacência, mas devem ser recebidas no silêncio e no íntimo do coração.

3ª feira
1ª – Vós me seduzistes, Senhor, e eu deixei-me seduzir, Vós me dominastes e vencestes. Havia no meu coração um fogo ardente…
2ª – Eu vi cair no abismo do vício pessoas cujas obras pareciam dignas de louvor e deleitarem-se com o alimento dos porcos os que antes comiam o pão dos Anjos.

4ª feira
1ª – Mas ficai sabendo que se me condenardes à morte, sereis responsáveis pelo sangue de um inocente, vós, esta cidade e os seus habitantes…
2ª – De cada cristão se pode afirmar que não só foi crucificado com Cristo para o mundo, mas também com Cristo foi sepultado.

5ª feira
1ª – Construí casas e habitai-as; plantai pomares e comei dos seus frutos; tomai esposas e gerai filhos e filhas… Fomentai o bem-estar da cidade para onde vos deportar e rogai por ela ao Senhor…
2ª – Ao dizer: Bem-aventurados pobres em espírito, o Senhor manifesta que o reino dos Céus pertence àqueles que são pobres mais pela humildade interior do que pela carência de bens exteriores.

6ª feira
1ª – Amei-te com amor eterno; por isso tive compaixão de ti.
2ª – Não há dúvida de que os pobres alcançam o dom da humildade com mais facilidade que os ricos, na medida em que aqueles, no meio das suas privações, se familiarizam facilmente com a mansidão, ao passo que estes, no meio das riquezas, se habituam facilmente à arrogância. Todavia, também não faltam ricos que usam da abundância, não para sua orgulhosa ostentação mas para obras de caridade, considerando que o melhor lucro é o que se gasta para aliviar a miséria do próximo.

Sábado
1ª – Cessem os gemidos da tua voz e as lágrimas dos teus olhos, porque as tuas penas terão a recompensa, diz o Senhor.
2ª – Jesus continua dizendo: Bem-aventurados os que choram. O pranto que aqui tem a promessa da consolação eterna não é certamente a tristeza deste mundo. A tristeza religiosa é a que chora os próprios pecados ou os alheios. Efetivamente é mais de lamentar quem faz o mal do que quem o sofre, porque a maldade do homem iníquo atrai sobre si o castigo, ao passo que a paciência do justo leva-o à glória.

Santoral
3/9
Deve notar-se que o Senhor chama sentinela àquele que envia a pregar. De facto, a sentinela está sempre num lugar alto, a fim de perscrutar tudo o que possa vir de longe. Todo aquele que é colocado como sentinela do povo, deve, portanto, pela sua vida, situar-se bem alto, para ser útil com a sua previdência.



Sem comentários: