sábado, 17 de agosto de 2019

XX semana comum


Ofício de leitura

Domingo
1ª – Como o terebinto e o carvalho que só deixam um cepo quando são cortados, este cepo será a semente santa.
2ª – Se não estais dispostos a estas provas, em vão fostes escolhidos.

2ª feira
1ª – Oh meu povo! São crianças que o oprimem e mulheres que o governam!
2ª – Corrigem a uns ensinando-os, vencem a outros suportando-os. Padecendo, superam os inimigos que os perseguem; compadecendo, trazem ao bom caminho os mais débeis.

3ª feira
1ª – O próprio Senhor vos dará um sinal: a virgem conceberá e dará à luz um filho e o seu nome será Emanuel.
2ª – Não convinha que Deus nascesse senão da Virgem, e convinha que da Virgem não nascesse senão Deus.

4ª feira
1ª – Entretanto o povo não voltou para Aquele que o castigava: não procuraram o Senhor do Universo.
2ª – Ao ouvir ou ler a história do tempo antigo, não é verdade que todos nos horrorizamos? Portanto, devemos alegrar-nos com o nosso tempo, em vez de nos queixarmos dele.

5ª feira
1ª – Sairá um ramo do tronco de Jessé, um rebento brotará das suas raízes.
2ª – Bendito é o fruto do vosso ventre… É bendito por Deus e em Deus, para que Deus seja glorificado nele; e é bendito também para nós a fim de que abençoados por Ele, sejamos nele glorificados.

6ª feira
1ª – Este é um povo rebelde, de filhos desnaturados, de filhos que não querem ouvir a lei do Senhor.
2ª – Nenhum homem pode resgatar o seu irmão, nascido do mesmo ventre materno, porque é impedido pela fragilidade da mesma natureza. Há um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus.

Sábado
1ª – De Jerusalém sairá um resto, os sobreviventes do monte Sião.
2ª – Cristo reconciliou o mundo com Deus, mas Ele próprio não tinha necessidade de reconciliação.

Santoral

19/8
Tu és, por conseguinte, uma só coisa com Jesus, como os membros são uma só coisa com a cabeça; e por isso deves ter com Ele um só espírito, uma só alma, um só coração. E Ele deve ser o teu espírito, o teu coração, o teu amor, a tua vida, enfim, deve ser tudo para ti.

20/8
Amo porque amo; amo para amar. Embora a criatura ame menos, porque é menor, se todavia ela ama com todo o seu ser, nada fica por acrescentar. Nada falta onde está tudo.

21/8
Os salmos têm uma eficácia admirável para suscitar nas almas o desejo de todas as virtudes. O Livro dos Salmos é como o paraíso em que se encontram os frutos de todos os outros (livros sagrados) e oferece alem disso frutos especiais. Os salmos são como um espelho para quem os canta: neles se contempla cada um a si mesmo, vê os próprios sentimentos, e assim lhes dá sentido quando os recita.

22/8
Convinha que a Virgem Mãe, para honra de seu Filho, reinasse primeiramente na terra e assim entrasse finalmente na glória do Céu; convinha que fosse enaltecida neste mundo para ser depois glorificada na santa plenitude dos bens celestes, e assim como na terra progredia sempre de virtude em virtude, assim no Céu fosse exaltada de glória em glória.

23/8
Saibam todos que depois da tribulação se segue a graça; reconheçam que sem o peso das aflições, não se pode chegar à plenitude da graça; compreendam que com o aumento dos trabalhos cresce simultaneamente a medida dos carismas. Esta é a única escada verdadeira do Paraíso, e sem a cruz não há caminho por onde se possa subir ao Céu.

24/8
É evidente que se os apóstolos não tivessem visto Cristo ressuscitado e não tivessem garantias seguras do seu poder, não se teriam lançado a tão grande aventura.




Sem comentários: