domingo, 25 de agosto de 2019

XXI semana comum


Ofício de leitura

Domingo
1ª – Está próximo o grande dia do Senhor! Até o corajoso soltará gritos amargos. Será um dia de ira aquele dia.
2ª – O reino já está misteriosamente nesta terra, mas quando vier o Senhor, alcançará a sua plenitude.

2ª feira
1ª – Então darei aos povos lábios puros, para que todos invoquem o nome do Senhor e O sirvam de coração unânime.
2ª – Ninguém pode ser bom pastor, se não se torna um só com Cristo pela caridade e assim se converte em membro do verdadeiro pastor. O primeiro dever do bom pastor é a caridade.

3ª feira
1ª – Hoje te dou o poder sobre os povos e os reinos para arrancar e demolir, para arruinar e destruir, para edificar e plantar.
2ª – Se condenas as tuas culpas, serás mais cauteloso para não voltar a cair. Eis os cinco caminhos da penitência: primeiro, a acusação dos pecados; segundo, o perdão das ofensas do nosso próximo; terceiro, a oração; quarto, a esmola; quinto, a humildade.

4ª feira
1ª – Correram atrás da vaidade e tornaram-se vãos. O meu povo cometeu dois pecados: abandonaram-me a Mim, fonte de água viva, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não conservam a água.
2ª – O Senhor nosso Deus é a fonte da vida. Bebe desta água quem se alimenta da palavra de Deus. Quem muito ama, muito deseja. Bebe desta água quem se inflama no amor da sabedoria.

5ª feira
1ª – Convertei-vos, filhos rebeldes, que Eu remediarei os vossos extravios.
2ª – Vós ó Deus podeis dar grandes coisas e prometestes dons excelentes: nada há maior que Vós mesmo, e quisestes dar-Vos a nós e entregar-Vos por nós.

6ª feira
1ª – Jerusalém, lava o teu coração de todo o mal para que possas salvar-te.
2ª – Não rasgueis as vossas vestes, rasgai antes os vossos corações que estão cheios de pecado, como os odres que, se não forem abertos, rebentarão espontaneamente.

Sábado
1ª – Roubais, matais, cometeis adultério, jurais falso… Depois vindes aqui apresentar-vos diante de Mim, nesta casa em que o meu nome é invocado, e dizeis: estamos salvos, para voltar a cometer todas essas abominações.
2ª – Queres honrar o Corpo de Cristo? Não permitas que seja desprezado nos seus membros, isto é, nos pobres. De que serviria adornar a mesa de Cristo com vasos de ouro, se Ele morre de fome na pessoa dos pobres? Enquanto adornas o templo, não esqueças o teu irmão que sofre, porque este templo é mais precioso que o outro.

Santoral

25/9
- Deves evitar tudo o que sabes ser ofensa a Deus, isto é, todo o pecado mortal, de tal modo que prefiras sofrer todos os tormentos do martírio a cometer um só pecado mortal.
- A escola cristã é um meio excelente, não só para preservar do mal os adolescente, mas sobretudo para os orientar e atrair ao bem, seja qual for a sua condição familiar ou social.

27/8
Sepultai este corpo em qualquer parte e não vos preocupeis com ele. Só vos peço que vos lembreis de mim diante do altar do Senhor, onde quer que estejais.

28/8
Tarde Vos amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde vos amei! Vós estáveis dentro de mim, mas eu estava fora, e fora de mim Vos procurava. Estáveis comigo e eu não estava convosco.

29/8
Foi pedido a João que calasse a verdade. Jesus Cristo é a verdade. Por isso foi por Cristo que João derramou o seu sangue, porque foi pela verdade que o derramou.



Sem comentários: