sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Que seja pelas almas...


Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos

Dia de fé – Dia de oração, de união a Deus e aos nossos defuntos. Não só neste dia, no cemitério, mas sobretudo em comunidade em assembleia, sobretudo na eucaristia (que é sempre comunitária). Nós rezamos para que eles estejam com Deus. Eles rezam para que Deus esteja connosco.
Dia de esperança – Alargar os nossos horizontes. A morte não é uma barreira… É preciso olhar mais além. Quem não tem esperança na vida eterna, vive encurralado neste mundo, sem sentido nem horizontes.
Dia de caridade – Praticar uma obra de caridade em memória dos nossos defuntos. Continuar a sua caridade, fazer aquilo que eles fariam se ainda estivessem cá entre nós.
Não estão cá, então façamos caridade por nós e por eles. É por isso que os antigos agradeciam um gesto de caridade dizendo: Que seja pelas almas…

























Visitar e rezar
É o convite que a Igreja nos faz neste dia:
Visitar o cemitério e rezar pelos nossos defuntos.
Porque visitar é rezar e rezar é visitar.

Rezar pelos fiéis defuntos
É lançar um pouco de nós até à eternidade.
É trazer um pouco da eternidade para nós.
Os nossos irmãos ao partirem, levaram um pouco de nós no seu coração para a eternidade.
E nós aos recordarmo-nos deles estamos a dizer-lhes que eles deixaram um pouco do si no nosso coração.
Através da oração nós unimos o tempo e a eternidade, o céu e a terra, os que estão cá com os que estão lá, os homens com os santos.

Dia de oração:
Oração de ação de graças – agradecer a vida que os nossos irmãos, partilharam connosco, o bem que nos fizeram, tudo o que nos ensinaram. Continuamos a agradecer.
Oração de união ou de comunhão – Continuamos unidos todos, porque é Deus quem nos une. A nossa união é mais forte do que o tempo ou a morte. Eles continuam a nos ajudar.
Oração de ajuda ou de auxílio – Eles continuam a ajudar-nos através da sua intercessão, rezar por eles é uma boa oportunidade de nos lembrarmos que eles rezam por nós. Eles continuam a nos ensinar.

Sem comentários: