segunda-feira, 19 de novembro de 2018

As virtudes de Bartimeu


2ª feira – XXXIII semana comum

Uns dizem que Timeu era um general hebreu que se revoltou contra os romanos invasores. Foi perseguido e maltratado juntamente com toda a sua família. Crucificaram-no e arrancaram os olhos ao seu filho Bartimeu… mas Jesus passou por ele.
Outros dizem que a palavra Bartimeu, não é nome próprio, mas em aramaico quer dizer simplesmente filho da impureza, isto é, alguém impuro… mas Jesus limpou-o desse mal.
A cegueira era considerada como um castigo de Deus, ou castigo da natureza ou castigo dos homens… Jesus veio libertar-nos desses castigos.
O cego atirou fora o manto… a partir de então já não precisava de cobrir a sua vergonha ou esconder o seu mal porque tinha encontrado o Senhor Jesus.

As 10 Virtudes de Bartimeu.
1ª – Paciência para esperar a hora de Deus;
2ª – Humildade que acompanha sempre a paciência
3ª – Oração
4ª – Perseverança
5ª – Obediência
6ª – Vontade
7ª – Coragem
8ª – Fé
9ª – Gratidão
10ª – Seguimento



















O Papa Francisco e o cego Bartimeu
Ainda ontem celebrámos o II Dia Mundial dos Pobres. Da mensagem do Santo Padre para esse dia destaco as seguintes citações:
"Comove-me o caso de Bartimeu, na pessoa de quem vejo identificados tantos pobres. O cego Bartimeu era um mendigo, que estava sentado à beira do caminho, tendo ouvido dizer que ia a passar Jesus, começou a gritar e a invocar o Filho de David para que tivesse piedade dele. Muitos repreendiam-no para o fazer calar, mas ele gritava cada vez mais. O Filho de deus escutou o seu brado e perguntou-lhe o que queria. Mestre que eu veja, respondeu o cego. Então bê, disse-lhe Jesus.
Bartimeu é um pobre que se encontra desprovido de capacidades fundamentais, como o ver e o poder trabalhar.
Como Bartimeu, quantos pobres há hoje à beira da estrada e procuram um significado para a sua condição!
Esperam que alguém se aproxime deles, dizendo: coragem, levanta-te que Ele chama-te.
Este pobre clama e o Senhor o escuta… é o mote do salmista para o dia mundial dos pobres.
O salmo caracteriza a atitude do pobre e a sua ralação com Deus por meio de 3 palavras:
1º Clamar – A condição de pobreza não se esgota numa palavra mas torna-se um brado, um grito. Necessitamos de escuta silenciosa para reconhecer a sua voz. Se nós falarmos demasiado, não conseguiremos escutá-los a eles.
2º Responder – O Senhor não só escuta o clamor do pobre, mas também responde. A sua resposta é sempre uma intervenção cheia de amor.
3º - Libertar. A pobreza não é procurada mas criada pelo egoísmo, a soberba, a avidez e a injustiça. As amarras da pobreza são quebradas pelo poder da intervenção de Deus. Cada cristão e cada comunidade são chamados a ser instrumentos de Deus ao serviço da libertação e promoção dos pobres…"



Sem comentários: