terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Uma lição de São João Evangelista


 Como vela a consumir-se até ao fim

Na festa do Evangelista São João referi que, segundo parece, ele teria sido o único Apóstolo que não morreu martirizado, mas de morte natural após uma longa velhice.
- Então os outros apóstolos tiveram mais méritos do que ele.
- Nem por isso! Aos olhos de Deus todos são iguais… Mas eu acho que a sua morte foi tão digna, tão generosa, tão eloquente como a morte violenta e provocada do restante colégio apostólico. Ele entregou a sua vida consumindo-se até ao fim como uma vela acesa. Entregou-se totalmente, esgotou a vida nas mãos de Deus. O seu martírio foi entregar até ao fim….
Já por várias vezes alguém me veio pedir para retirar as flores do altar que já estavam a ficar velhas e a perder pétalas… Ou então que substituísse as velas que já estavam tão curtas como um dedal.
A minha resposta foi negativa, pois era uma lição para mim: as flores serviam o altar até ao último momento… e as velas consumiam-se totalmente até ao fim…
Tal deve ser também a nossa vida.
É este o martírio ou a consagração total da esmagadora maioria dos generosos seguidores de Cristo – consumir-se até ao final na serenidade e dignidade ou enfeitar o altar do Senhor com todas as forças, quer nos momentos mais viçosos quer na maturidade ou ocaso da vida.



Sem comentários: