sábado, 3 de dezembro de 2016

Parece doido, mas é santo






















Figura de São Francisco Xavier no Padrão dos Descobrimentos. 
É a estátua do primeiro degrau do lado Este.

Dos sermões do Pe. António Vieira sobre São Francisco Xavier:

Clérigo chamavam somente a Xavier. E sabendo-se em Goa que aquele homem sobre o carácter de clérigo tinha o de núncio apostólico enviado pelo Sumo Pontífice, esperava o mundo que quando aparecesse em público, fosse com tal aparato, que representasse a grandeza da suprema majestade que o enviava. Mas quando o viram pelas ruas em corpo, sem capa ou mantéu, que nunca pôs aos ombros, vestido com uma roupa tão pobre, com os pés muitas vezes descalços, e chamando com uma campainha a vozes altas os escravos e escravas, e falando-lhes em uma linguagem meio reinol, e meio indiana, verdadeiramente ridícula, julgaram que ou a primeira vez que passou a linha com as calmas de Guiné, ou a segunda, em que a tornou a passar, com os novos e excessivos calores da Índia lhe refervera o juízo e que podendo a doidice dar em outra cousa menos pia, tomara a contínua de sair pelas ruas a fazer aquelas doutrinas em modo tão desautorizado, e tão alheio de tão grande pessoa. Porém quando viram que os meninos da mesma doutrina com as contas do clérigo, que tão pouca fazia da sua autoridade, ou com a cruz que trazia ao peito lançavam os demónios dos corpos, e curavam as febres e as outras doenças de cristãos e gentios, mudavam o conceito e diziam: Ele parece doudo mas é santo.

Dizem que andou Francisco Xavier no Oriente trinta e três mil léguas. Mas porque estes medem só as distâncias de umas terras a outras por linha direita, sem as quebras ou demasias que nas subidas dos montes, nos rodeios das enseadas, e em outros passos dificultosos tem todos os caminhos, mais certa é a medida dos que adiantam este cômputo quando menos a trinta e seis mil léguas.
Não há dúvida que muito admiráveis foram os pés de Xavier; mas muito mais admirável foi a sua língua. Porque se os pés andando puderam dar volta ao Mundo, a língua pregando fez que o Mundo desse volta.

Sem comentários: