sexta-feira, 27 de abril de 2012

Saulo

6ª Feira - III Semana da Páscoa

1.
Saulo queria trazer algemados os discípulos do Senhor…
- Saulo queria algemar e foi algemado. Queria prender, mas foi ele o preso. Julgava fazer o bem, mas afinal estava a prejudicar.
- Ainda hoje repete-se a história. Às vezes queremos ensinar, mas afinal nós é que somos ensinados. Às vezes queremos fazer o bem, mas só atrapalhamos. Às vezes parece-nos que não dissemos nada de jeito, mas Deus foi glorificado, enquanto outras vezes ficamos satisfeitos, mas a nossa acção mais tarde foi considerada insignificante…

2.
Saulo viu-se de repente envolvido numa luz intensa vinda do Céu. Caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: «Saulo, Saulo, porque Me persegues?». Ele perguntou: «Quem és Tu, Senhor?». O Senhor respondeu: «Eu sou Jesus, a quem tu persegues… Ouviam a voz, mas não viam ninguém. Saulo levantou-se do chão, mas, embora tivesse os olhos abertos, nada via.
- Nem Saulo nem os companheiros viram o senhor, apenas ouviram a sua voz. É por isso que Saulo perdeu a vista… para nos lembrar que a Deus deve-se sobretudo ouvir e não ver.  É por dentro que se deve ver a Deus, com os olhos do nosso coração.
- Ainda hoje a mensagem é actual. Não procuremos ver a Deus, mas deixemos apenas que Deus nos veja. Felizes os que acreditam sem terem visto.

3.
Levaram Saulo pela mão e introduziram-no em Damasco. Ficou três dias sem vista e sem comer nem beber… Com a imposição das mãos recuperou a vista. Depois levantou-se, recebeu o baptismo e, tendo tomado alimento, readquiriu as forças.
- Saulo ficou cego e sem forças… de tal modo que teve de ser conduzido e ajudado pelos companheiros. Ele queria levar os discípulos e afinal ele é que foi levado.
- Ainda hoje é o mesmo. Sem a ajuda dos outros nós não conseguimos nada. Estejamos atentos e sejamos agradecidos, pois não ajudamos ninguém. Eles é que nos ajudam…


Sem comentários: