terça-feira, 3 de abril de 2012

EDUCAR


"Educare como Dehonianos as jovens gerações"


É o tema da VIII Conferência Geral SCJ,
Neustadt, 16-21 de julho de 2012
















Oração de Preparação:

Nós Te louvamos, ó Pai,
em união com Jesus, teu Filho,
que nos educa com a sua Palavra
e forma os nossos corações para o amor.

Ensina-nos a partilhar os valores
que nos deste no Pe. Dehon
para continuarmos no mundo
a tua obra de salvação.

Envia o teu Espírito a fim de que possamos educar
as jovens gerações de acordo com a tua vontade.
Que Cristo, o único mestre, inspire o nosso agir.

Ámen.


Fonte de inspiração:
                Educar um cristão, não é somente dar-lhe noções de ciência humana que o ajudarão a alcançar uma posição na vida. Não é somente ensinar-lhe boas maneiras, dar-lhe uma ciência profunda e fazer dele um homem que possa e queira integrar-se em todos os progressos do génio humano. É também e antes de tudo formar nele um nobre e grande carácter, costumes impolutos, virtudes vigorosas. É fazer crescer na sua alma a fé que abre à compreensão do mundo invisível, a esperança que fortalece o coração através da perspectiva de uma felicidade merecida, e o amor que torna Deus sensível nas frias sombras da vida.
         Educar um cristão é ainda formar um homem de coração, um homem de sacrifício e de dedicação, um homem que tenha sacudido o jugo do egoísmo. Qualquer que seja a carreira que abrace mais tarde – padre, soldado, agricultor, industrial ou magistrado – o discípulo da educação cristã levará consigo a convicção ardente e profunda, de que ele tem uma influência regeneradora de palavra e de exemplo a exercer…
         Não consiste a educação religiosa no cultivo das faculdades mais elevadas do homem, na civilização da inteligência e do coração?”
Pe. Leão Dehon, “A Educação e o Ensino Segundo o Ideal Cristão”, 1º Discurso Acerca da Educação Cristã (1877), pp. 274-293, IV Volume das Obras Sociais do Pe. Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985.



Sem comentários: