domingo, 8 de maio de 2011

Teologia da Estrada

Ano A - IV Domingo Páscoa

O catequista descrevia aos alunos a alegria dos Discípulos de Emaús, quando caminhavam com Jesus, apesar de não compreenderem bem a Sua presença. Era tal como para Adão e Eva, no Paraíso, quando Deus descia a passear e conversar amigavelmente com eles.
Então uma menina exclamou:
- Ah, se fosse ainda assim...
O catequista certificou:
- Minha cara menina, é assim ainda hoje. Todos nós podemos caminhar e conversar com Deus, como amigos, na oração. Sempre que celebramos a missa é isso que acontece.

O Senhor ressuscitado, tornou-se companheiro de viagem do homem peregrino ao longo das veredas da vida, até que as sendas do tempo se cruzem com as vias do Eterno, quando o veremos tal como Ele é.
A experiência de Emaús foi uma autêntica celebração eucarística, uma Fracção do Pão. Os discípulos começaram por se lamentar do mal que foi feito, tal como nós no princípio da missa. Depois ouviram e interpretaram a palavra eterna de Deus. Em seguida sentaram-se à mesa, para partilhar o Pão que lhes deu vida nova. Por fim, foram em missão (daqui o termo missa), contagiar os outros irmãos nessa mesma experiência.

A Eucaristia é uma caminhada de Deus connosco que nos lembra que a nossa estrada deve ser sempre uma eucaristia.

Sem comentários: