domingo, 28 de novembro de 2010

Vigiai

Ano A - I Domingo do Advento

"Vigiai..."

Fui ao dicionário para saber o que significa este verbo e encontrei tantos sinónimos que fiquei na mesma.
Mas afinal, vigiar é estar atento?
é velar?
é guardar?
é acautelar-se?
é espreitar?
é observar?
é estar alerta?
é estar acordado?
é ...?

Até que uma voz interiror me fez despertar:
- Se queres saber o que quer dizer a palavra, procura no dicionária, mas se queres saber o que Jesus quer dizer, procura no Evangelho.
Assim fiz.
Fui ler Mt 24,37-44.
Vigiai... Sede vigilantes... Estai preparados...
Isto quer dizer: Estai PREVENIDOS.
Então fez-se luz em mim:
Na minha terra, homem prevenido vale por dois.
Nesta etapa do Advento devemos vigiar, estar prevenidos... devemos valer por dois.
Deus valoriza-nos muito, quer que também valemos por dois...
Mostremos então a nós e a Deus o que somos e valemos.

Este tempo é uma boa oportunidade para cada um mostrar o que vale, o que pode fazer, quais as suas capacidades...

Sem comentários: