domingo, 28 de novembro de 2010

Preparar-se


Ano A - I Domingo Advento

Todas as vezes que o Manuel ia à casa do seu amigo António, encontrava a avó deste a ler, toda absorta e com os óculos na ponta do nariz. Um dia, não resistindo à curiosidade, perguntou ao seu colega:
- Que livro está a tua avó a ler com tanta atenção?
- É a Bíblia.
- Mas porque é que ela está sempre a ler a Bíblia?
- Não sei – respondeu o outro – talvez esteja a preparar-se para algum exame, alguma prova ou exercício...
A resposta deste garoto é mais profunda do que se possa imaginar. Passamos a nossa vida a preparar-nos para uma prova final. Vivemos sempre a aprender por esse livro que nasce da Vida e nos leva à Vida. Um dia seremos chamados a prestar provas dessa aprendizagem: Deus será juiz no meio das nações e árbitro de povos sem número.

Já alguém me perguntou porque é que todas as Bíblias têm letra pequena. Eu fiquei na dúvida se responder que era para não ocupar muito espaço ou para ser lida com mais atenção ou ainda para aprendermos a valorizar as pequenas coisas. Com certeza serão válidas todas estas explicações.

Ao iniciarmos o tempo do Advento, como uma nova etapa litúrgica, queremos aproveitar bem esta oportunidade de crescer e de aprender um pouco mais. Um dia seremos julgados por essa progressão. A melhor atitude para aprender algo é a concentração, o espírito de alerta, a perseverança. Vigiai, estai vós também preparados, aconselha Jesus Cristo no Evangelho. Caminhemos, portanto, à luz do Senhor.

Sem comentários: