O Oitavário de Orações pela Unidade dos Cristãos para
este ano 2025 foi preparado pelos irmãos e irmãs da comunidade monástica de
Bose, no Norte da Itália.
O tema é de Jo 11, 26 – Crês nisso? –inspirado
no diálogo entre Jesus e Marta, quando Jesus visitou a casa de Marta e Maria em
Betânia, após a morte de seu irmão Lázaro, conforme narra o evangelista João.
A razão é que este ano se comemora os 1700 anos do
Concílio de Nicéia (325) que proclamou a fé professada no Credo que une os Cristãos
que confessam o mistério do Deus Uno e Trino.
Cada dia do Oitavário aborda uma expressão-chave do Credo Niceno
Na bula que convoca o jubileu 2025 que estamos a viver,
o Papa Francisco afirma: Niceia representa um convite a todas as Igrejas e
comunidades eclesiais para continuarem avançando no caminho da unidade visível,
para não se cansarem de procurar caminhos apropriados. correspondem à oração de
Jesus: Que todos sejam um: assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti,
para que também eles sejam um em nós, para que o mundo acredite que tu me
enviaste (Jo 17, 21).
Convocado pelo imperador Constantino, o Concílio de
Niceia contou com a presença, segundo a tradição, de 318 Padres, em sua maioria
orientais. A Igreja, recentemente emergindo da clandestinidade e da
perseguição, começava a experimentar como era difícil partilhar a mesma fé nos
diferentes contextos culturais e políticos da época. O acordo sobre o texto do
Credo consistiu em definir os fundamentos essenciais sobre os quais construir
comunidades locais que se reconhecessem como Igrejas irmãs, cada uma respeitando
a diversidade da outra.
Este texto do Credo não foi escrito, inicialmente,
para uso na liturgia. Resultou das discussões teológicas complicadas.
O texto aprovado pelo Concílio de Niceia (325) teve uma
revisão no Concílio de Constantinopla (381), daí ser chamado de Grande Credo ou
Símbolo Niceno- Constantinopolitano.
Possui uma tríplice estrutura:
A primeira é Trinitária –
Deus é confessado como único, mas também como comunhão de três Pessoas
distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.
A segunda é narrativa – Conta
a História da Salvação.
A terceira é enunciativa – Não
se refere apenas ao conteúdo da fé, mas também aos sujeitos que dele se
apropriam para o viver e testemunhar.
O Concílio de Niceia foi um marco na história da
Igreja porque estabeleceu uma herança dogmática e litúrgica comum no Credo que
recitamos aos domingos e nas solenidades da Santa Missa, texto de convergência
de todas as Igrejas e comunidades eclesiais.
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