domingo, 22 de setembro de 2024

Síndrome de Peter Pan


Ano B – XXV domingo comum

No Evangelho de hoje Jesus chama a atenção aos apóstolos, que sendo pequenos apresentam-se mais do que são, pois não querem ser pequenos, mas apenas grande e importantes.

Podemos ver que hoje passa-se precisamente o contrário. Os pequenos não querem crescer, não querem assumir a vida de maturidade e responsabilidade.

É o que se chama de síndrome de Peter Pan, que é o avesso da página do evangelho de hoje. 

Antigamente não queriam ser crianças e só gente grande e importante.

Hoje, são como Peter pan, pois não querem ser gente grande, mas só crianças sem crescer.

Peter Pan é esse rapazinho aí das histórias infantis, criado em 1902 para uma peça de teatro e que logo se popularizou como um homenzinho que não queria crescer.

Homenzinho que não queria crescer... existe na psicologia a Síndrome de Peter Pan. Essa síndrome é um desvio de personalidade. Ela é conceituada assim: síndrome que se caracteriza por determinados comportamentos imaturos em aspetos comportamentais psicológicos. de irresponsabilidade, rebeldia, ira, dependência e negação ao envelhecimento.

Na prática, como é que acontece? É aquela pessoa já crescida, que tem condição de administrar a própria vida, porque já tem tamanho, tem estudo, tem o seu trabalho, mas que não consegue levar a vida para frente porque não quer...

Não quer formar a sua família, não quer casar, não quer ter filhos, não quer sair da barra da saia da mamãe, porque tem medo de estar assumindo responsabilidade, e aí, ela prefere levar uma vida de Peter Pan: pequena, mas aventureira, que gosta de festa... só não quer crescer.

Essa é a pessoa com a Síndrome de Peter Pan, que pode ter afetada também, outra área importante da vida: por exemplo, a pessoa não consegue enfrentar o mercado de trabalho, não consegue trabalhar porque tem medo da responsabilidade que vai enfrentar lá fora.

Tudo isso é explicado pela psicologia e se chama Síndrome de Peter Pan, ou seja, a pessoa cresce em estatura, avança na idade, porém os seus comportamentos são infantis, são imaturos, a pessoa tem atitudes de criança.

Dentro da igreja, para nossa surpresa, muitas vezes encontramos pessoas com a Síndrome de Peter Pan na vida espiritual.

É uma analogia. Apóstolo Paulo não teve acesso ao personagem Peter Pan, mas ele já falava sobre pessoas que não querem crescer, que não querem amadurecer espiritualmente, que não querem ter responsabilidades com o reino de Deus, com as coisas de Deus.

 

Ver também:

Jesus é o maior

Ser pequeno

O maior

Ser grande

Servo dos servos

Grande

 

 

Sem comentários: