sexta-feira, 29 de março de 2024

As sete palavras da Cruz


Sexta-feira Santa

Na cruz Jesus fala através de palavras (7 palavras ou frases)

Fala através do olhar – olha para discípulo, para a sua mãe, para baixo, para nós

Fala através dos gestos ou atitudes – mãos abertos, braços abertos, coração aberto

Fala através do silêncio – paz, serenidade, amor

São estas as sete palavras de Jesus na Cruz:

 

1ª – Perdão

“Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o fazem” Lc 23.34

Não foi uma palavra de revolta, de justiça, de violência, mas de perdão.

 

2ª - Paraíso

“Hoje mesmo estarás comigo no paraíso” Lc 23:43

Eternidade, ver mais além

 

3ª – União

“Mulher, eis o teu filho. (…) Eis a tua mãe.” Jo 19.25-27

Amor de mãe, de filho, de irmão. Intimidade familiar, casa.

União contrário à dispersão dos discípulos. Família, mãe de todos, todos irmãos

 

4ª – Oração

“Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?” Mc 15.34)

Salmo 21(22)

União a Deus nosso Pai. Jesus morre rezando, assim como viver rezando.

É um salmo de esperança e de confiança no meio das dificuldades.

 

5ª - Saudade

“Tenho sede” Jo 19.28)

Seria esta uma sede puramente humana, de quem tem vindo a esvair-se em sangue e que, por isso, começa já a sentir essa secura na sua boca? Ou será uma sede mais profunda? Jesus tem desejo de qualquer coisa, tem sede de qualquer coisa… Jesus tem sede de nós, tem saudades de nós.

 

6ª – Amor

“Tudo está consumado” Jo 19.30

Tendo amado os seus amou-os até ao fim.

Amor perfeito, plenamente realizado.

 

7ª - Oferta

“Pai, em vossas mãos entrego o meu espírito” Lc 23.46

Entrega, vimos de Deus e a Deus voltamos.

 

Ver também:

Olhar para o trespassado

O trevo da Judeia

 

Sem comentários: