segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Deus responde-nos sempre


Ano A – XXIX domingo comum

No episódio do Evangelho de hoje Jesus ensina-nos várias coisas.

 

1ª mensagem – É óbvio que nos ensina primeiro a retribuir a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.

Mas há outro significado, mais pessoal, deste versículo. Tu pertences a Deus, não a César. Tu pertences à oração, não à política. Sim, deves estar informado e envolvido na política – até certo ponto. Mas a política não é a única atividade da tua vida nem a mais importante. Se investes mais tempo na política ou nos teus negócios do que na oração; se lês mais sobre as próximas eleições do que sobre a Palavra de Deus; se estás mais preocupado com o governo terreno do que com o celestial – então estás a dar a César o que pertence a Deus. Então estás a fazer de César o teu Deus. É preciso corrigir essa tentação enquanto é tempo.

 

2ª mensagem – Fizeram uma pergunta a Jesus e ele respondeu. Tinha 7 maneiras diferentes de fazê-lo – ou com um sim, ou não, ou talvez, ou não sei, ou depende, ou com o silêncio. Cada uma destas respostas não iria satisfazer a todos, nem a verdade, nem a quem perguntava nem ao próprio Jesus. É por isso que ele optou pela sétima resposta – perguntar a alguém. Ele perguntou à própria moeda que mostrou que devia pertencer a César.

Isto quer dizer 2 coisas:

- Jesus nunca deixa ninguém sem resposta. Façamos-lhe todas as perguntas que temos no nosso coração porque ele dá sempre uma resposta.

- A maneira preferida de Jesus responder é através da participação dos outros. Nós fazemos as perguntas a Jesus e a moeda ou os outros dão-nos a resposta que Jesus tem para cada um. Estejamos atentos à resposta de Deus estando atentos aos nossos irmãos.

 

Ver também:

Mostrai-me um denário

Bom servo, mau senhor

A césar e a Deus

 

Sem comentários: