sexta-feira, 14 de março de 2014

Vai primeiro reconciliar-te

6ª Feira - I Semana Quaresma


O Pe. Donovan descreve de maneira muito comovente como é que a Missa é preparada pelo povo Massai, assim que o celebrante chega à aldeia. Antes de tudo, fazem-se muitas danças e orações pelos doentes. Essa espécie de pré-celebração pode durar um dia inteiro, ara depois culminar na Eucaristia. E, no entanto, o missionário nunca sabe se de facto acabará por haver missa. Os chefes da tribo têm de decidir se podem ou não celebrar a Eucaristia. Se tiver havido atos de egoísmo ou indiferença e ódio, ou falta de perdão nas relações entre os aldeões, não cometerão o sacrilégio contra a Eucaristia, aceitando que o sacerdote torne Crosto presente. A celebração será adiada até que a comunidade resolva as suas faltas.

Da mesma maneira que o Evangelho começa com o chamamento à conversão: Arrependei-vos e acreditai no evangelho… também a Eucaristia chama as pessoas ao arrependimento e à conversão, assim como à reconciliação.
 
Conclusão
Vai primeiro reconciliar-te... se não fizermos isso, podemos cair em dois enganos.
Primeiro, fingimos que tudo está bem, que estamos em paz, mas afinal estamos a enganar-nos a nós mesmos.
Depois enganamo-nos ao oferecer o sacrifício, pois quando não estamos reconciliados, não oferecemos nenhum sacrifício. Iludimo-nos: pensamos que oferecemos, mas não haverá nada.
 

Sem comentários: