segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Lições da Boca de Ouro


Memória de São João Crisóstomo,                      Bispo e Doutor da Igreja, século IV

São João Crisóstomo
(Mosaico bizantino da capela palatina)
Palermo - Itália

- Embora a vida lhe fosse um tanto ingrata, ele mesmo sabia onde residia a sua força: “A minha pregação é que me cura. Desde a hora em que abro a boca para pregar, desaparece toda e qualquer fadiga ou cansaço. Não posso deixar passar um só dia nutrir, sem vos nutrir, e certamente sem me nutrir, com os tesouros da sagrada Escritura.”

 

- “O sacerdote deve ser circunspecto e perspicaz. Deve possuir mil olhos, voltados para todos os lados, porque não vive só para si, mas para uma grande multidão de povo.”

 

- “Cristo derramou o Seu sangue por aqueles que derramaram o Dele. Serias capaz de fazer algo semelhante? Quando te recusas a perdoar ao teu inimigo, é a ti que causas mal, não a ele; o que tu preparas é o teu próprio castigo no dia do julgamento.

 

- O nome Bíblia (em grego “livros”), só foi atribuído às Sagradas Escrituras no século IV por João Crisóstomo.

 

- Comparando-se Crisóstomo com Agostinho, seu contemporâneo do Ocidente, este é o orador popular que gosta de ser breve e fala à inteligência. João, ao contrário, como homem de ação, aprecia a macrologia, fala ao coração, dirige-se à vontade da criatura e argumenta longamente.

 

Ver também

Boca de ouro

João Crisóstomo

Padre é mais que pai

Limpar e ornamentar

 

Sem comentários: