domingo, 5 de setembro de 2021

Querer ouvir

 

Ano B – XXIII domingo comum

Palavra de ordem

Effatha, abre-te!

 

Mensagem

Mais grave que ser surdo é não querer ouvir.

Esta cura Jesus não pode fazer porque depende apenas de cada um.

 

Aplicação

Quem não escuta a mensagem de Cristo não pode escutar os clamores das pessoas.

Os discípulos surdos à mensagem de Deus, serão tartamudos a anunciar a anunciar o Evangelho.

 

Ilustração

Todos os domingos, até mesmo os mais quentes ou os mais frios ou chuvosos, um homem, já bem idoso, é visto a caminhar para a igreja paroquial. Todos o conhecem e sabem bem que é completamente surdo, incapaz de ouvir seja o que for. Todos sorriem para ele, pois é a linguagem mais universal. E todos se questionem: sendo ele tão surdo, será incapaz de ouvir uma única palavra das leituras, não conseguirá acompanhar nenhuma oração, não escutará nenhuma palavra da pregação nem ouvirá as músicas e os cânticos de cada celebração. Porque é que ele continua a ir à celebração?

Um vizinho, talvez incomodado por nunca ter vontade de ir à igreja, deixou-lhe uma pergunta anónima na caixa do correio.

“Amigo, porque é que perde o seu tempo indo à igreja à missa do domingo se não pode ouvir nem uma palavra?

Vai lá para que Deus o cure? Mas esse milagre está a demorar. Será melhor desistir.”

O surdo escreveu a resposta, que por falta de identificação do destinatário, afixou na caixa do correio para que todos pudessem ler:

“Amigos.

Nunca pedi a Deus que me livrasse da surdez, pois é uma boa oportunidade para eu aprender a ouvir de outra maneira escutando com o coração. Apesar de ser surdo perece que oiço melhor que alguns que têm sãos os seus ouvidos. Além disso a pior do que não poder ouvir é não querer ouvir.

Vou continuar a marcar a minha presença na celebração dominical porque quero mostrar a Deus que eu conto com Ele e que Ele pode contar comigo, mesmo surdo e quase mudo.

E finalmente, quero que os meus vizinhos vejam de que lado eu estou, tal como vejo de que lado eles estão.

 

Ver também:

Fazer cócegas

Effatha

Abre-te

Abrir para entrar e sair

Falar corretamente

 

Sem comentários: