terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Nos braços de Deus


Oitava do Natal – 29 de dezembro


Simeão com o Deus Menino nos braços

ou Semião nos braços de Deus.

Simeão tomou o Menino nos braços

e bendisse a Deus dizendo:

A partir de agora que Deus me receba também nos seus braços

por toda a eternidade.

 

Simeão recebeu o Menino Deus nos seus braços

para se recordar que era ele, o velho Simeão,

que estava nos braços de Deus.


Com o  seu gesto

Simeão tinha o Deus Menino nos seus braços.

Com as suas palavras 

Simeão punha-se nos braços de Deus Pai.

 

Não era ele quem segurava o Menino Deus,

era Deus quem o segurava para sempre.


Para recordar

Quem segura quem?

Na missa vespertina, depois de distribuir a Sagrada Comunhão, ao subir os degraus do altar, não sei como, tropecei, desequilibrei-me, fiz uns malabarismos, deixei cair umas Hóstias Consagradas, mas sempre me consegui manter de pé segurando bem a píxide. Todas as pessoas ficaram com a respiração suspensa. De facto, eu bem podia ter ficado estatelado no chão, mas ainda bem que tal não aconteceu... Apanhei as Hóstias e fui até ao altar, ainda a tremer.

- Viram isto? Julgava que era eu quem levava Nosso Senhor. mas era Ele quem me levava. Eu pensava que O segurava, mas foi Ele quem me segurou... Afinal, quem leva quem? Na comunhão somos nós que recebemos Cristo ou é Ele quem nos recebe? Nós é que O levamos ou é Ele quem nos carrega e nos segura? Se Ele não me tivesse segurado, eu estaria perdido...

Afinal, não é Simeão que toma nos seus braços o Deus Menino, mas é Simeão que é recebido nos braços de Deus.

 

À margem 

Podemos observar que o pequeno texto fala por 3 vezes do Espírito Santo.

- O Espírito Santo estava com Simeão.

- O espírito Santo revelara-lhe

- Impelido pelo Espírito Santo veio ao Templo.

O Espírito é a força estável, centrípeta e centrífuga – permanece, vem até nós, impele-nos.

Vemos também a presença da Trindade santíssima: O Espírito Santo a inspirar, o Deus Menino nos braços, Deus Pai a ser louvado e glorificado…

 

Ver também:

Espada que trespassa

Olhos da fé

Luz das nações

Espada de dor

 

Sem comentários: