sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Jesus é o segredo


6ª feira – I semana do advento

Há uma canção no Top musical dos nossos dias, do brasileiro Vítor Kley intitulada O Amor é o Segredo que tem por refrão:

Quero te amar sem medo

Sorrir sem saber por quê

O amor é o segredo

Que falta a gente entender.

 

Isto ajuda-me a compreender a mensagem do Evangelho de Hoje.

Jesus recomenda que os cegos curados não digam a ninguém o segredo da sua cura.

Porquê?

Por que Jesus é o segredo que falta a gente entender.

Mas os dois curados, quando saíram, divulgaram a fama de Jesus por toda aquela terra.

Quando o coração está cheio tem de transbordar.

Quando Jesus é o nosso segredo temos de divulgar.

Se não transbordamos ou não divulgamos nada sobre Jesus, é sinal de que ainda não descobrimos o seu segredo.

 

Ontem celebrámos São Francisco Xavier. Há um episódio da sua vida na Índia que ilustra este segredo que deve ser partilhado.

Os sacerdotes Brâmanes foram ter com Francisco Xavier. Queriam saber qual o segredo do seu poder, da sua capacidade de fazer milagres, de curar os doentes, de reanimar os mortos.

Prometiam não divulgar a ninguém esse segredo.

Francisco Xavier sorriu e falou assim:

- Eu digo-vos o segredo das minhas ações, e digo em alta voz, para que todos possam ouvir e peço que divulguem por todos os lados este segredo. O que eu faço é pelo poder de Jesus Cristo. Ele é a origem de tudo isto. É Ele o responsável por eu estar aqui, é Ele quem cura e ressuscita. É Ele e não eu. Jesus é o segredo que eu quero dar a conhecer a todos. Podem divulgar por todo o lado…

Os sacerdotes Brâmanes retiraram-se convencidos que Francisco estava a enganá-los, pois não queria divulgar o seu segredo.

É preciso ainda hoje divulgar o segredo do cristianismo: É Jesus que continua a agir e a intervir no meio de nós… Quem não divulga essa verdade ainda não acredita o bastante em Jesus. O discípulo que se cala e não divulga ou contagia a sua fé é como os Brâmanes que viam e ouviam, mas não reconheciam nem queriam aceitar.

 

Com Vítor Kley podemos cantar adaptando:

Quero amar sem medo

Crer sem saber porquê

Jesus é o segredo

Que falta a gente entender.

 

Ver também

Curar a cegueira

A vista dos cegos

Cegos que seguem Jesus

 

Sem comentários: