quarta-feira, 31 de julho de 2019

Dehon e Inácio de Loiola


O Pe. Dehon corrigiu Santo Inácio de Loiola:
"Diz Santo Inácio: O homem foi criado para louvar, honrar e servir a Deus e por esses meios salvar a sua alma. Eu não sou capaz de ficar nisto e o meu coração diz-me logo que o homem foi criado sobretudo para amar a Deus." (NHV, volume III, Outubro 1865 – Outubro 1869, Pág. 16)
Afinal em que ficamos? Quem tem razão? O Pe. Dehon ou Santo Inácio? O homem foi criado para servir a Deus ou para amar a Deus?
Os dois têm razão: O homem foi criado para amar e servir a Deus, porque amar é servir e servir é amar.


















O Pe. Dehon tinha grande admiração por Santo Inácio:
“Eu tinha uma pequena recolha de frases de Santo Inácio, uma eu notei que correspondia à principal necessidade da minha alma: Não nos devemos deixar seduzir por um certo zelo que nos torna inquietos sobre as desordens do mundo, devemos começar por nos reformar a nós mesmos e ver depois no que respeita aos outros do que é que Deus nos pedirá no dia do juízo.” (NHV, volume III, Outubro 1865 – Outubro 1869, Pág. 92).





























Sem comentários: