domingo, 14 de julho de 2019

XV semana comum


Ofício de leitura

Domingo
1ª – A mulher fez como Elias lhe mandara. Desde aquele dia nem a panela da farinha se esgotou, nem se esvaziou a almotolia do azeite, como o Senhor prometera pela boca de Elias.
2ª – Se fizéssemos a explicação antes do batismo, quando não tínheis sido ainda iniciados, seria certamente uma explicação prematura e não benéfica. Além disso, a luz dos mistérios penetra mais profundamente os que a recebem, do que se a tivesse precedido uma sumária explicação.

2ª feira
1ª – Até quando andareis a manquejar para os dois lados? Se o Senhor é o Deus verdadeiro, segui-o; se é Baal, ide atrás dele.
2ª – Na água é submergida a nossa carne para que se apague todo o pecado. Ali fica sepultada toda a nossa maldade.

3ª feira
1ª – Depois do fogo, ouviu-se o murmúrio de uma leve brisa. Ao ouvir isto, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e ficou à entrada da gruta na presença de Deus.
2ª – Não acredites só nos olhos do teu corpo. Mais segura é a visão do invisível. Mais segura que a visão dos olhos corporais é a visão da alma e do espírito.

4ª feira
1ª – Como Acab se humilhou na minha presença, não castigarei a sua casa durante a sua vida…
2ª – Deves reconhecer que a água não purifica sem o Espírito.

5ª feira
1ª – Há aqui um homem por quem poderemos consultar o Senhor, mas eu deteste-o, porque nunca profetizou o bem, senão o mal, a meu respeito.
2ª – O óleo escorre pela barba, como sinal da juventude, escorre pela barba de Aarão, a fim de te tornares um povo eleito, sacerdotal, precioso.

6ª feira
1ª – Não temais nem vos assusteis diante dessa multidão, porque esta guerra não é vossa, mas de Deus.
2ª – Considerai agora qual é mais excelente, se aquele pão dos anjos ou a carne de Cristo, que é o Corpo da vida. Aquele maná vinha do céu; este Corpo está acima dos céus. Aquele era do céu; este é do Senhor dos céus. Aquele estava sujeito à corrupção, este não somente está livre de toda a corrupção, mas comunica a incorruptividade a todos os que o saboreiam com reverência.

Sábado
1ª – Eliseu exclamou: Meu pai, meu pai Elias. Carro e condutor de Israel.
2ª Antes da consagração recebia outro nome; depois da consagração é o Sangue de Cristo. E tu respondes: Ámen, quer dizer, é verdade. O que a boca pronuncia, professe-o o espírito; o que a palavra afirma, sinta-o o coração.

Santoral
15/7
Se pretendes saber como é a sabedoria mística revelada pelo Espírito Santo, interroga a graça e não a ciência, o desejo e não a inteligência, o gemido da oração e não o estudo dos livros, o esposo e não o professor, Deus e não o homem, a nuvem e não a claridade. Não interrogues a luz, mas o fogo que tudo inflama…

16/7
Pelo nascimento Cristo é semelhante a nós pela humanidade e superior a nós pela divindade. Na verdade, se não fosse Deus verdadeiro, não nos traria o remédio; se não fosse verdadeiro homem, não nos serviria de exemplo.

17/7
Se Deus permite estas adversidades, é porque são para nossa utilidade. Longe de desesperarmos ou perdermos a coragem ante a dureza dos sofrimentos, resistamos com fortaleza e dêmos graças a Deus pelos benefícios que nos concedeu…



Sem comentários: