sábado, 16 de fevereiro de 2019

VI semana comum


Ofício de Leitura

Domingo
1ª – A Sabedoria clama pelas ruas, eleva a sua voz nas praças; nos lugares de ajuntamento dirige os seus apelos, junto às portas da cidade profere os seus discursos.
2ª – O Senhor pintou a sua palavra com muitas cores, a fim de que cada um dos que a escutam possa descobrir nela o que mais lhe agrada.

Santoral 17/2
É a Nossa Senhora que se deve principalmente este edifício, fundado na humildade dos nossos irmãos, construído na sua concórdia e conservado na pobreza.

2ª feira
1ª – Não te abandonem a misericórdia e a fidelidade: prende-as ao teu pescoço, grava-as na tábua do teu coração e encontrarás favor e bom êxito aos olhos de Deus e dos homens.
2ª – Nestas três coisas se conhecerá se a tua boca está cheia de sabedoria e inteligência: se confessas a tua própria iniquidade, se da tua boca se eleva um canto de louvor e ação de graças, se pronuncias palavras de edificação.

Santoral 18/2
Desprezava a sumptuosidade e as enganadoras seduções do mundo, não se envaidecia com os louvores, nem se exaltava com a riqueza, nem se amargurava com a pobreza.

3ª feira
1ª – Eu, a Sabedoria, moro com a prudência e possuo a ciência da reflexão.
2ª – Deus já não quis ser conhecido, como nos tempos passados, através da imagem e sombra da sabedoria existente nas coisas criadas, mas quis que a própria e verdadeira Sabedoria assumisse a carne, Se fizesse homem e suportasse a morte na cruz.

4ª feira
1ª – A Sabedoria edificou a sua casa e levantou sete colunas. A insensatez é irrequieta, tagarela e ignorante.
2ª – Vinde, comei o meu Corpo, que é o pão que vos alimenta e fortalece; bebei o meu Sangue, que é o vinho da doutrina celeste que vos deleita e diviniza.

5ª feira
1ª – Como o vinagre para os dentes e o fumo para os olhos, tal é o preguiçoso para aqueles que lhe confiam uma missão.
2ª – Medita e fala sempre das coisas de Deus quando estás em casa. Palavra casa podemos entender a igreja, ou também o nosso interior. Fala quando vais pelo caminho para não estares ocioso. Falas pelo caminho se falas em Cristo, porque Cristo é o Caminho. Fala quando te deitas e quando te levantas fala também Dele.

Santoral 21/2
Conserva sempre a serenidade no teu rosto, a alegria no teu coração, a ação de graças na tua boca.

6ª feira
1ª – Mais vale pouco com temor de Deus do que um grande tesouro com inquietação. Mais vale um prato de legumes com amizade do que um vitelo gordo com ódio. Quem zomba do pobre ultraja o seu Criador.
2ª – Para encher uma bolsa, é preciso que esteja vazia. Se queres encher-te de bens, liberta-te do mal.

Santoral 22/2
1ª – Deram glória a Deus dizendo: Deus concedeu também aos pagãos o arrependimento que conduz à vida.
2ª – Pedro, o primeiro na confissão do Senhor é o primeiro na dignidade apostólica.

Sábado
1ª – A graça é enganadora e vã a beleza. A mulher que teme o Senhor é que será louvada.
2ª – A família tem o brilho de um sol que lhe é próprio: a esposa. A esposa é o sol da família pela sua sinceridade natural, a sua simplicidade digna, o seu porte distinto.

Santoral 23/2
O fogo rodeou o corpo do mártir, não como carne que é queimada, mas como um pão que coze ou como ouro ou prata incandescente na fornalha. E sentíamos um odor de tal suavidade que parecia que se estava queimando incenso ou outro perfume precioso.



Sem comentários: