domingo, 10 de fevereiro de 2019

V semana comum


Ofício de Leitura

Domingo
1ª – Acaso procuro agradar aos homens? Se eu ainda pretendesse agradar aos homens, não seria servo de Cristo.
2ª – A intenção ao escrever aos Gálatas é esta: fazê-los compreender que a graça de Deus os libertara do jugo da Lei.

Santoral 10/2
Se Deus é amor, é razoável sentença que tenha tido mais poder aquela que mais amou.

2ª feira
1ª – Aquele que outrora nos perseguia anuncia agora a fé que então combatia. E davam glória a Deus.
2ª – Não pode ter acesso ao conhecimento da Escritura quem não tiver antes infundida na alma a fé em Cristo, que é a luz, a porta e o fundamento de toda a Escritura.

Santoral 11/2
Várias vezes lhe perguntei quem era, mas respondia-me apenas com um leve sorriso. Finalmente, erguendo os braços e levantando os olhos ao céu, disse-me que era a Imaculada Conceição.

3ª feira
1ª – Não quero tornar inútil a graça de Deus, porque, se a justificação viesse por meio da Lei, então Cristo teria morrido em vão.
2ª – Isaac levando a lenha para o próprio sacrifício é figura de Cristo que carregou a sua cruz. Levar a lenha para o holocausto é serviço do sacerdote. Cristo é ao mesmo tempo vítima e sacerdote.

4ª feira
1ª – Todos vós que recebestes o batismo de Cristo fostes revestidos de Cristo. Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher, todos vós sois um só em Cristo Jesus.
2ª – A esperança também nos salva, como a fé.

5ª feira
1ª – Sede como eu, irmãos, eu vo-lo peço, pois também eu me fiz como vós.
2ª – Cristo é formado naquele que recebe a forma de Cristo; e recebe a forma de Cristo quem se une a Ele com amor espiritual.

Santoral 14/2
Cirilo envergou trajes de cerimónia e permaneceu assim todo o dia, cheio de alegria dizendo: a partir de agora não sou servo nem do imperador, nem de homem algum na terra, mas unicamente de Deus omnipotente.

6ª feira
1ª – Se vós, porém, vos mordeis e devorais mutuamente, vede lá não acabeis por destruir-vos uns aos outros!
2ª – Nascemos para esta vida, mas renascemos para a futura. Por isso, não nos entreguemos aos bens temporais, mas procuremos os eternos.

Sábado
1ª – Não nos cansemos de fazer o bem, porque se não desfalecermos, colheremos no tempo oportuno.
2ª – A caridade deve ser o único critério para todo o nosso modo de proceder: para atuar ou não atuar, para mudar ou não mudar seja o que for. É o princípio e o fim que deve orientar toda a nossa atuação.

Sem comentários: