domingo, 3 de fevereiro de 2019

IV semana comum


Ofício de Leitura

Domingo
1ª – O nosso Evangelho não vos foi pregado somente com palavras, mas também com obras poderosos, com a ação do Espírito Santo e com profunda convicção.
2ª – Vós estais bem firmes e inabaláveis na fé, como se estivésseis em corpo e alma na cruz de Senhor Jesus Cristo.

Santoral 3/2
Ou - Disse Jesus Apascenta as minhas ovelhas, isto é, sacrifica-te pelas minhas ovelhas.
Ou – Os missionários vão para longe para que alguém fique mais perto.

2ª feira
1ª – Longe dos olhos, mas não do coração.
2ª – A unção vai escorrendo da cabeça pela barba, e a barba é ornamento da idade viril; por isso, não devemos ser crianças na nossa vida cristã. Crianças sim na ausência de malícia, não no modo de pensar.~
Santoral 4/2
Era de índole tão bondosa mesmo para com aqueles que não apreciavam a sua virtude, que à irrisão e ofensas dos companheiros correspondia sempre com um sorriso benévolo e suma afabilidade.

3ª feira
1ª – Estais a proceder bem, mas tratai de progredir ainda mais.
2ª – O Verbo de Deus fez-se homem, o Filho de Deus tornou-se filho do homem, para que o homem, unido ao Verbo de Deus e recebendo a adoção, se tornasse filho de Deus.

Santoral 5/2
Pintava e enfeitava os olhos e os lábios com a luz da consciência e a cor do sangue do verdadeiro e divino Cordeiro. Águeda quer dizer boa, é um dom que nos foi concedido por Deus, a própria fonte de bondade.

4ª feira
1ª – Repreendei os indisciplinados, animai os pusilânimes, amparai os fracos, rende paciência para com todos.
2ª – Assim como pelo sentido corporal do gosto, quando gozamos de boa saúde, temos apetite do que é agradável, assim também o nosso espírito, quando começa a gozar de boa saúde pode experimentar abundantemente a consolação e conservar a memória o seu sabor suave.

Santoral 6/2
Ao verem o seu aspeto terrível provocado pelas espadas dos carrascos todos os fiéis gritaram Jesus, Maria… e soltaram um grito de tristeza que chegou ao céu.

5ª feira
1ª – O nome do nosso Senhor Jesus Cristo será glorificado em vós, e vós nele.
2ª – Seja a cruz a tua alegria, não apenas em tempo de paz mas também em tempo de perseguição; confia nela em todo o tempo, não seja caso que te tornes amigo de Jesus em tempo de paz e inimigo em tempo de guerra.

Santoral 7/2
1ª – A linguagem da cruz é loucura para aqueles que estão no caminho da perdição, mas poder de Deus para aqueles que seguem o caminho da salvação.
2ª – Se é pueril acreditar ao acaso e sem motivo, também é muito insensato querer examinar e inquirir tudo demasiadamente. É próprio da fé crer no que não se vê.

6ª feira
1ª – Permanecei firmes e guardai firmemente as tradições em que fostes instruídos.
2ª – Que o Espírito nos governe e conduza no cumprimento perfeito da vontade divina e nos reanime na sua paz, para que mereçamos chegar à perfeita plenitude de Cristo.

Santoral 8/2
Deus quer experimentar-vos como o oito no crisol. As escórias do oiro são consumidas pelo fogo, mas o verdadeiro oiro permanece e o seu valor aumenta. Assim também procede o Senhor com o seu servo bom, que na tribulação permanece firme e espera nele.

Sábado
1ª – O Senhor dirija os vossos corações no amor de Deus e na paciência de Cristo.
2ª – Pela sua atividade, o homem não só transforma as coisas e a sociedade, mas aperfeiçoa-se a si mesmo. Supera-se a si mesmo.


Sem comentários: