sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Simão de Pedra


Festa da Cadeira de S. Pedro, Apóstolo

Simão disse:
- Tu és Cristo, o Filho de Deus vivo.
E Cristo respondeu-lhe:
- E Eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.
Sobre esta pedra edificarei Eu a mesma fé de que tu dás testemunho. Sobre a mesma afirmação que tu fizeste: Tu és Cristo, o Filho de Deus vivo, edificarei Eu a minha Igreja. Porque tu és Pedro.
«Pedro» vem de «pedra»; não é «pedra» que vem de «Pedro».
«Pedro» vem de «pedra», como «cristão» vem de «Cristo».
(Cf. Santo Agostinho, Sermão 295)

















Porque é que Jesus dá esse nome de Pedro (pedra) a Simão, filho de Jonas?
Será por ele ser de cabeça dura?
Será porque ele deve ser o fundamento sobre o qual a Igreja se edifica?
Tenho a impressão que o nome veio do próprio Jesus que se apresentava como Pedra Angular. Assim Jesus declara Simão igual a si. Ser Pedro é igual a Jesus, Pedra Angular…
Simão é Pedro porque deve ser a imagem de Cristo Pedra Angular.






















À margem
Já tive oportunidade de visitar em Roma o cárcere onde Pedro e Paulo estiveram presos (cárcere Mamertino) que era a prisão do império.
Mesmo na prisão Pedro fez vários milagres e converteu os carcereiros e outros colegas prisioneiros.
Recordo dois: Não tendo água para batizar os convertidos, fez brotar uma fonte do chão. O outro sinal é a marca na parede onde Pedro, quando descia, empurrado pelo guarda, bateu com a cabeça. A pedra amoleceu e a marca da sua cabeça ficou ali impressa e pode ser vista ainda hoje.






















Lê-se em italiano: 
Nesta pedra Pedro empurrado pelo guarda 
bate com a cabeça e o prodígio permanece.



Sem comentários: