sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

A praga da mostarda


6ª feira – III semana comum

O reino de Deus é como um grão de mostarda…





















Um escritor romano, Plínio o velho, do século 1 D.C. descreve a mostarda como uma “erva daninha”.
Apesar de ser extremamente benéfica à saúde, quando semeada num campo raramente deixará de estar presente naquele lugar, pois gemina imediatamente ao cair no solo, cresce rápido, dá novas sementes que por sua vez caiem no chão e germinam e assim sucessivamente… a sua vida não acaba.
O Reino de Deus é como essa planta. Não são as árvores frondosas que podem ser vistas de longe, mas, pequenas hortaliças que se multiplicam constantemente que se assemelham ao Reino. Apesar de serem pequenas, o que as torna presente em todos os lugares é sua capacidade de multiplicação. O Reino é como uma “erva daninha” mesmo que não seja cultivada ela se espalha por todos os lugares.
Jesus ensina que o Reino de Deus irá expandir-se como uma “erva daninha”, não necessitando da ação humana para se espalhar. Por outro lado, ele propõe que podemos propositadamente cultivá-la para que ela se multiplique rapidamente.
Que nós sejamos como essa “praga”, espalhando com Jesus o Reino em todos os lugares e tenhamos em mente que mesmo quando pensamos que a nossa ação é pequena, Deus é poderoso para torná-la tão grande como o seu amor.

























Ver também:











Sem comentários: