segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Terceira semana do Advento


Ofício de Leitura

III Domingo Advento
1ª – Que perversidade a vossa! Porventura pode considerar-se em pé de igualdade o oleiro e a argila, pode a obra dizer do seu autor; Não foi Ele que me fez, ou o barro dizer do oleiro: Ele não entende nada disto?
2ª – João era a voz, mas o Senhor era a Palavra desde o princípio. João era uma voz passageira; Cristo era desde o princípio a Palavra eterna.

2ª feira
1ª – O Senhor poderá dar-te a comer o pão da angústia e a beber a água da tribulação; mas Aquele que te ensina não Se esconderá mais, e os teus olhos verão Aquele mesmo que te ensina. Os teus ouvidos ouvirão dizer atrás de ti, quer te desvies à direita, quer à esquerda: É este o caminho, segui por ele.
2ª – Deus, Criador dos homens, Vós sabíeis que este amor não pode ser imposto, mas que é necessário estimulá-lo no coração humano. Porque onde há coação não há liberdade, e onde não há liberdade não há justiça.
17/12
1ª – Ai de quem discute com Aquele que o formou – o vaso com o ceramista. Acaso diz o barro ao oleiro: Que estás a fazer?
2ª – Mateus apresenta a genealogia de Jesus, por ordem descendente até chegar a José… Lucas, segue a ordem inversa, faz retroceder os graus de ascendência, remontando-se à própria origem do género humano, para demonstrar que o primeiro Adão e último Adão têm a mesma natureza.

3ª feira
1ª – Como aves abrindo as asas, o Senhor do Universo protegerá Jerusalém; há-de proteger e salvar, há-de preservar e libertar.
2ª – Conserva pura a tua consciência e Deus te defenderá. Quando o homem se humilha pelas suas faltas, abranda facilmente os que o criticam e desarma aqueles que contra ele estão irritados. O homem bom e pacífico transforma tudo em bem. Tu sabes muito bem desculpar ou colorir as tuas faltas, mas não queres aceitar as desculpas alheias. Se queres que os outros te suportem, suporta-os tu primeiro.
18/12
1ª – Contratam um ourives para fazer um deus de ouro e depois prostram-se e adoram. Onde o colocam aí fica e não se move do seu lugar. Invocam-no, mas não responde; não os salva da sua aflição.
2ª – Deus não se deixou dominar pelo ódio contra nós, nem nos rejeitou, nem se vingou. Ao contrário entregou-nos o seu Filho.

4ª feira
1ª – Ai daqueles que descem ao Egipto em busca de auxílio, ponde nele a sua confiança e esperança, mas não olham para o Santo de Israel, nem procuram o Senhor.
2ª – O homem, por si mesmo, não pode ver a Deus. Mas Deus, se quiser, será visto pelos homens, por aqueles que Ele quiser, quando quiser e como quiser. Assim como os que veem a luz estão na luz e recebem a sua claridade, também os que veem a Deus estão em Deus e recebem a sua claridade.
19/12
1ª – Desce e senta-te, virgem, filha de Babilónia. Senta-te no chão, sem trono, filha dos caldeus, Senta-te em silêncio e mergulha nas trevas, filha dos caldeus.
2ª – A glória do homem é Deus; por sua vez, o beneficiário da atuação de Deus, de toda a sua sabedoria e poder, é o homem.

5ª feira
1ª – Naqueles dias, será derramado sobre nós o Espírito do alto. Então o deserto se transformará num jardim, e o jardim parecerá uma floresta. No deserto estabelecer-se-á o direito e no jardim habitará a justiça. O fruto da justiça será a paz, o fruto do direito será a tranquilidade e a segurança para sempre.
2ª – Deus enviou o seu Filho, isto é, o Verbo eterno que ilumina todos os homens, para habitar entre os homens e manifestar-lhes a vida íntima de Deus.
20/12
1ª – Por amor do meu nome, refreio a minha indignação; por amor da minha honra, sou indulgente contigo.
2ª – Dá, depressa, Ó Virgem Maria, a tua resposta, Pronuncia uma palavra e recebe a Palavra. Profere a tua palavra humana e concebe a divina. Diz uma palava transitória e acolhe a Palavra eterna. Levanta-te, corre, abre. Levanta-te pela fé, corre pela devoção, abre pelo consentimento.

6ª feira
1ª – Violou-se a aliança, desprezaram-se as testemunhas, não se deu atenção a ninguém. O Senhor é o nosso juiz, o Senhor é o nosso legislador, o Senhor é o nosso rei: Ele próprio nos salvará.
2ª – O teu desejo é a tua oração. Se o teu desejo foi contínuo, contínua será também a tua oração. Se não queres interromper a oração, não interrompas a oração. Se o teu desejo é contínuo, é contínua a tua voz. Se a caridade permanece sempre, clamas sempre; se clamas sempre, sempre desejas; se desejas, recordas-te daquele repouso.
21/12
1ª – Ei-los que vêm de longe: uns do Norte e do Poente, outros da terra de Sinim. Rejubilai, ó céus; exulte, ó terra; montes, soltai gritos de alegria: porque o Senhor consola o seu povo e tem compaixão dos seus pobres.
2ª – O Senhor é certamente engrandecido por nós, não porque a palavra humana possa acrescentar alguma coisa ao senhor, mas porque o senhor é engrandecido em nós: Cristo é a imagem de Deus e, por isso, a alma que procede com piedade e justiça engrandece essa imagem de deus, a cuja semelhança foi criada.
Santoral – Tive sede de pobreza, castidade e obediência, e pedia-vos que fosse por vós totalmente purificado, vestido e adornado. Vós me prometíeis um vestido de três pelas para cobria a nudez da minha alma: a paz, o amor e a perseverança.

Sábado
22/12
1ª – Eu te gravei na palma das minhas mãos, diz o Senhor a Sião…
2ª – Foram as mães, a do Senhor e a de João, que se anteciparam a anunciar profeticamente o nascimento de seus filhos, e com razão, porque assim como o pecado teve início por meio da mulher, também por meio da mulher se inauguram os benefícios; e se foi pela sedução de uma só mulher que se introduziu no mundo a morte, agora é pela profecia de duas mulheres que se anuncia ao mundo a salvação.

Sem comentários: