segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Primeira semana do Advento

Tenho o meu Breviário, ou a Liturgia das Horas, todo sublinhado e anotado - são os autores dos hinos, o seu século de origem, a idade dos santos, a sua terra natal, e os sublinhados ou realces do Ofício das Leituras. É uma pia distração! Neste novo ano litúrgico proponho-me partilhar, por enquanto, apenas os sublinhados dessas leituras... Por comodismo não indico a origem dessas leituras, quer da 1ª leitura (Sagrada Escritura) que da 2ª (Padres da Igreja, Santos e Documentos Eclesiais e Tradição). Para identificar a sua origem, basta abrir o Breviário. Na citação do Santoral apenas indicamos o dia para identificar, também no Breviário, o Santo do dia.

Ofício de Leitura

I Domingo do Advento
1ª – Criei filhos e fi-los crescer, mas eles revoltaram-se contra mim. O boi reconhece o seu dono, e o jumento o estábulo do seu possuidor, mas Israel nada conhece, o meu povo nada compreende.
2ª – Anunciamos o advento de Cristo, não, porém um só, mas também o segundo… Todas as coisas são duplas em Jesus. Duplo o seu nascimento, um de Deus desde toda a eternidade e outro da Virgem na plenitude dos tempos. Dupla também é a sua descida, a primeira na obscuridade, outra no esplendor. No seu primeiro advento, foi envolvido em faixas e deitado no presépio, no segundo será revestido de com um manto de luz. No primeiro suportou a cruz, no segundo aparecerá glorioso.

2ª feira
1ª – Como se prostituiu a cidade fiel! A tua prata converteu-se em escória, o teu vinho generoso diluiu-se me água.
2ª – A Igreja nos ensina que o advento de Cristo não foi apenas para os seus contemporâneos, mas que a sua eficácia nos é comunicada a todos nós.
Santoral – 03/12 – Descobri nesses povos grande inteligência. Se houvesse quem os instruísse na fé tenho por certo que seriam bons cristãos. Muitos deixam de se fazer cristãos nestas terras, por não haver quem se ocupe de tão santas obras. Quantas almas deixam de ir à glória e vão ao inferno por negligência deles!

3ª feira
1ª – Deus criará sobre as suas assembleias uma nuvem de fumo durante o dia e m esplendor de fogo ardente durante a noite. E, por cima de tudo, a glória do Senhor será uma cobertura e uma tenda, para fazer sombra contra o calor do dia e servir de refúgio e abrigo conta a tempestade e a chuva.
2ª – Por amor do homem se faz homem. Assume um corpo para salvar o corpo e une-se a uma alma racional por amor da minha alma. Aquele que enriquece os outros faz-se pobre. Aceita a pobreza da minha condição humana para que eu possa receber as riquezas da sua divindade.
Santoral – 04/12 – Vós me alimentastes com o leite espiritual dos vossos divinos ensinamentos. Vós me sustentastes com o vigoroso alimento do Corpo de Cristo e me inebriastes com o cálice divino do seu Sangue vivificante.

4ª feira
1ª – Vou cantar, em nome do meu amigo, um cântico de amor à sua vinha. A vinha do Senhor do Universo é a casa de Israel e os homens de Judá a sua plantação preferida.
2ª – Conhecemos uma tríplice vinda do Senhor. Entre a primeira e a última há uma vinda intermédia. Aquelas duas são visíveis, mas esta não. A vinda intermédia é como que uma estrada que nos leva da primeira à última: na primeira Cristo foi a nossa redenção, na última aparecerá como nossa vida, na intermédia é o nosso descanso e consolação.
Santoral – 05/12 - Sê flexível, mas não leviano; constante, mas não teimoso. Considera a todos iguais a ti; não desprezes os inferiores com altivez, e não temas os superiores, se vives retamente. Para todos deves ser afável; para ninguém, adulador; com poucos, familiar; para todos, justo. A minguem desprezes por ignorante. Fala pouco, mas tolera pacientemente os faladores. Sê sério mas não desumano, e não menosprezes as pessoas alegres.

5ª feira
1ª – Naquele dia o homem voltará o olhar para Aquele que o criou e os seus olhos volver-se-ão para o Santo de Israel.
2ª – Cristo não revelou o dia da sua vinda, principalmente por esta razão: para que todos compreendessem aquele Aquele a cujo poder e domínio estão submetidos os números e os tempos, não está submetido a qualquer vicissitude e a qualquer tempo.
Santoral – 06/12 - À tríplice negação de Pedro corresponde a tríplice confissão, para que a língua não sirva menos ao amor que ao temor, e não pareça que a eminência da morte o obrigou a falar mais do que a presença da vida. Se me amas, não penses em apascentar a ti mesmo, mas sim as minhas ovelhas; apascenta-as como minhas, não como tuas; procura nelas a minha glória e não a tua…De todos nós Ele fez suas ovelhas, por todos nós padeceu; e, para padecer por todos nós, Ele mesmo se fez Cordeiro.

6ª feira
1ª – Naquele dia, os egípcios serão como as mulheres: tremerão de medo ao verem agitar-se a mão que o Senhor do Universo vai erguer contra eles.
2ª – Deixa um momento as tuas ocupações habituais, ó homem, entra um instante em ti mesmo, longe do tumulto dos teus pensamentos. Olhai, senhor, para nós. Desejando vos procurarei e procurando vos desejarei, amando vos encontrarei e encontrando vos amarei.
Santoral – 07/12 - Quem muito lê e entende, enche-se com aquilo que lê; e quem está cheio pode regar os demais. As tuas pregações sejam fluentes, puras e claras.

Sábado
1ª – No meu posto de vigia, senhor, me conservo o dia inteiro; no meu posto de guarda, fico de pé toda a noite.
2ª – A esperança e a paciência são necessárias para levarmos a bom termo o que começámos a ser e para conseguirmos, por mercê de Deus, o que esperamos e acreditamos. Só a caridade pode permanecer, porque é capaz de tudo suportar. Não se pode conservar a unidade e a paz, se os irmãos não se ajudam uns aos outros com mútua compreensão e não conservam o vínculo da unidade com a virtude da paciência.
Santoral – 08/12 - Tudo o que nasce é criatura de Deus, e Deus nasce de Maria. E refez tudo o que tinha feito. Deus é o Pai das coisas criadas, e Maria a mãe das coisas recriadas. Deus é o Pai a quem se deve a constituição do mundo, e Maria a mãe a quem se deve a sua restauração.

Sem comentários: