segunda-feira, 5 de maio de 2014

Terço (46)

Gozosos

Ver e sentir como Maria via e sentia

Que maravilha ver como Maria via, sentir como Maria sentia, rezar como Maria rezava, viver como Maria vivia.
Contemplemos nesses mistérios as alegrias de Nossa Senhora, narradas na primeira pessoa, ou seja, narradas por ela própria.

1º Mistério - Anunciação do Anjo Gabriel
O anjo Gabriel saudou-me. Fiquei perturbada sem saber o que estava a acontecer. Dialogando com ele entender o grande desafio que Deus me proponha. Sossegada pelo anjo acabei por aceitar, consciente e decidida a fazer a vontade de Deus. 
Hoje continuo feliz sempre que vejo alguém, através do diálogo, tentar compreender os projetos de Deus a seu respeito. E rezo para que a ninguém falte um mensageiro de Deus que lhe possa ajudar a compreender a vontade de Deus.

2º Mistério - Visitação à prima Isabel
Fui partilhar a minha alegria com a prima Isabel que se preparava também para ser mãe. A alegria do encontro comoveu-nos a todos. Isabel inspirou-me e alma, não resisti e pus-me a louvar o Senhor por todas as maravilhas que Ele realizava à minha volta. 
Ainda hoje sinto a mesma inspiração e canto o mesmo Magnificat sempre que alguém exulta de alegria e partilha a sua alma com quem está perto. E há tantas maravilhas de Deus para serem cantadas hoje.

3º Mistério - Nascimento de Jesus em Belém
Esqueci depressa a dureza da viagem e das dores da maternidade logo que o Menino foi colocado nos meus braços. Não há mais trevas, nem frio, nem sofrimento, nem pobreza, nem fome quando há amor. E o amor a todos uniu, ricos e pobres, pastores e magos, de perto ou de longe.
Ainda hoje guardo no meu coração as lições de amor, simplicidade e ternura de tantas crianças acolhidas nos braços de uma mãe sob o olhar cheio de esperança de um pai.

4º Mistério - Apresentação de Jesus no templo     
José e eu sempre fomos fiéis observadores da Lei do Senhor e quisemos passar desde logo esse zelo ao menino Jesus. Pobres, mas cheios de alegria, fomos apresentá-lo ao templo. Chorei com o velho profeta Simeão, enquanto ele segurava o Menino Jesus nos seus braços. Chorei não de tristeza pela profecia da espada de dor que atingiria o meu coração, mas de alegria por alguém reconhecer que Deus realiza sempre todas as suas promessas.
Sempre que alguém se comove com a presença de Jesus, eu não deixo de me comover ainda hoje. Não tenho vergonha de chorar de emoção.

5º Mistério - Perda e o encontro do menino Jesus entre os doutores em Jerusalém
Todos os anos íamos celebrar a Páscoa a Jerusalém. Éramos uma família unida que rezava unida. Quando tinha12 anos de idade Jesus acompanhou-nos como sempre até Jerusalém para a festa da Páscoa. Sem saber como, apanhámos um valente susto, pois perdemo-lo de vista durante 3 dias. Alguém dizia que eu era a culpada, uns insinuavam que José é que devia estar mais atento, outros achavam que Jesus merecia uma boa lição.
Todos nós aprendemos com isso. Com este episódio todos crescemos: Jesus cresceu como filho e nós crescemos como pais, como ouvintes, compreendendo melhor a Palavra de Deus.
Ainda hoje rezo por todas as famílias para que nunca se cansem de crescerem unidos. Só assim unidos podem conduzir-se mutuamente em direção ao paraíso.


Sem comentários: