quinta-feira, 22 de maio de 2014

Rosas e Alegria


5ª feira - V semana da Páscoa

Da homilia do Papa Francisco, nesta manhã:
Jesus afirma: assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor. 
Jesus diz-nos algo de novo - não só amai, mas permaneceu no meu amor.
A vocação cristã é isto: permanecer no amor de Deus, ou seja, respirar, viver daquele oxigénio, viver daquele ar. Permanecer no amor de Deus.
E quando nós permanecemos no amor, os Mandamentos vêm por si, naturalmente, vêm do amor. E o amor leva-nos a cumprir os Mandamentos.
A alegria, que é como a marca do cristão.
Um cristão sem alegria ou não é cristão ou está doente.
A saúde cristã é a alegria. Mesmo na dor, nas tribulações e perseguições.
E quem nos dá esta alegria é o Espírito Santo, o grande esquecido das nossas orações.
Peçamos ao Senhor que nos dê a graça de conservar sempre o Espírito Santo em nós, que nos ensina a amar, que nos enche de alegria e que nos dá a paz."

Da Santa do dia:
Santa Rita de Cássia.
Um dia uma parente foi visitar Rita que estava muito doente. Ela agradeceu a visita e ao se despedir pediu que lhe trouxesse algumas rosas do jardim. Como era inverno e não havia rosas, pensaram que Rita estava delirando e a sua visitante não ligou ao seu pedido. Como para voltar para casa teria que passar pelo jardim, olhou e surpreendeu-se ao contemplar quatro lindas rosas que se abriram entre os ramos secos. Admirada do prodígio colheu as flores e levou-as para o Convento de Cássia.
Por isso, no dia em que se assinala o falecimento de Santa Rita de Cássia, 22 de maio de 1457, costuma-se levar rosas à igreja para serem abençoadas.

Bênção das Rosas:
Ó Deus, criador e conservador do género humano, supremo doador das graças espirituais, que nos concedeis generoso a salvação: derramai a vosso bênção sobre estas rosas, que nós, devotos de santa Rita, vos apresentamos. Que elas sejam uma bênção em todas as adversidades das pessoas que as usarem, trouxerem consigo, conservarem em casa ou em qualquer lugar, e devotamente as guardarem.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus Convosco, na unidade do Espírito Santo. 
Ámen.

Sem comentários: