terça-feira, 12 de junho de 2012

Jaculatória



SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
TENHO CONFIANÇA EM VÓS!


No seu diário, o Pe. Jorge Van Peteghem, SJ, diz que foi ao meditar o acto de confiança de Cláudio de la Colombiere que lhe veio a ideia, a fim de se fundar solidamente nessa mesma virtude da confiança, de tomar para seu uso uma jaculatória adaptada ao ideal que tinha em vista. Bastantes anos se passaram até que pensasse em divulgar essa jaculatória. Pode mesmo dizer-se que o impulso para o fazer lhe veio de fora e eis em que circunstâncias. No ano de 1904, durante um retiro pregado a Religiosas em vésperas de serem vítima de uma perseguição (trata-se do Pensionato das Irmãs Bernardas de Esquermes que então foram despojadas dos seus alojamentos) exortou o Padre as exercitantes à confiança no Coração de Jesus e a que repetissem insistentemente a jaculatória: Sagrado Coração de Jesus, tenho confiança em Vós.
Esta jaculatória alcançou tais resultados que a Superiora da dita comunidades, Madre S. Agostinho – propões a ideia e ela mesmo se encarregou de a mandar imprimir nuns cartãozinhos, a fim de ser distribuída pelas suas pensionistas.
A 27 de Maio de 1905 pediu-se ao Sumo Pontífice Pio X indulgenciasse a jaculatória – Sagrado Coração de Jesus, tenho confiança em Vós. O para escreveu por sua mão na imagem ricamente iluminada, que lhe foi oferecida: A todos os fiéis que disserem diariamente e de todo o coração esta jaculatória, concedemos 300 dias de indulgência cada dia, com uma indulgência plenária por mês aos que confessando-se e comungando rezarem pela conversão dos pobres pecadores.

Sem comentários: