segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Natal (22)



Natal florido
Na terra terra, apesar de estar no hemisfério norte em pleno inverno, o Natal é celebrado no meio de muitas flores de cores e formas mais variadas - são os sapainhos, safaris, orquídeas, antúrios etc... todas de cores bem vivas.
Jesus nasce assim no meio de um jardim... ou é neste jardim que Deus nos plantou e onde nos quer ver florir.
Natal florido é uma boa oportunidade de viver o Natal com mais alegria...


"Alegrias do Natal
São Francisco de Assis teve sempre um amor terníssimo aos mistérios do Natal.
Sucedeu que certo ano esta festa calhou numa sexta-feira. Frei Morico propôs aos frades que se abstivessem de carne na refeição do Natal. São Francisco disse então:
- Quando é Natal, não há sexta-feira. Se as paredes pudessem comer carne dar-lha-íamos neste dia…
São Francisco repetia amiúde:
- Se eu conhecesse o Imperador pedir-lhe-ia que ordenasse que todos neste dia espalhassem grão para as avezinhas, nossas irmãs, e que todos os que tivessem animais no estábulo fossem obrigados a dar-lhes neste dia uma ração muito abundante e boa. Queria que neste dia os ricos recebessem à sua mesa todos os pobres...

Tontarias
Santa Teresa de Jesus, a grande mística e navegadura das alturas do infinito, dizia, que “ao contemplar estes mistérios natalícios a alma tem de desafogar em tontarias. Ainda hoje se conservam em Ávila as castanholas e a pandeireta com que a santa dançava acompanhada das suas religiosas em frente do presépio. "
(CF. Mensageiro do Coração de Jesus, tomo LXVI, 1948, página 85)


……………………

Sem comentários: