terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Natal (18)


É teu irmão
Recordo a experiência do antigo Superior Geral dos Dehonianos, hoje bispo na Argentina, D. Virgínio Bressanelli:
“Nasci na húmida pampa argentina: uma planície verde, cujo único limite ou fronteira é a linha infinita do horizonte. Ali cresci até aos seis anos, relacionando-me apenas com a minha família e com as outras quatro famílias vizinhas. Éramos os únicos que habitávamos, por vários quilómetros, essa imensa solidão. Éramos famílias numerosas, por isso, tive a sorte de ver nascer vários irmãos e vizinhos.
De cada vez que, numa dessas famílias, nascia um bebé, cumpria-se uma espécie de ritual. Mesmo quando era muito pequeno, ia ver o recém-nascido no berço e beijá-lo; depois, um adulto pegava nele com cuidado e colocava-o nos meus braços, ao mesmo tempo que me animava e dizia:
- Toma-o; é teu irmão. Não tenhas medo!
O mesmo se cumpria com as outras crianças presentes. Um calafrio percorria o meu corpo e eu sentia uma dupla sensação: a da fragilidade (do bebé e minha), e uma profunda alegria.
Hoje esses sentimentos voltam a repetir-se sempre que tomo m bebé nos braços. Mas ressoa também o eco da voz mais velha:
- Toma-o; é teu irmão. Não tenhas medo!”
Que cada ser humano possa rever-se, junto do presépio, nesta fragilidade, fraternidade, alegria e esperança.

Sem comentários: