quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Já não acredito


Já não há fé como antigamente

Ao chegar à Serra de Água hesitei em deixar o guarda-chuva no carro:
- Não sei se levo ou não o guarda-chuva – disse eu a quem passava a caminho da igreja.
- Credo, Senhor Padre. Se fosse ontem, ainda compreendia a sua dúvida, mas hoje, com um tempo destes, nem pensar…
- É que eu já não acredito no tempo.
- Bendito seja Deus – exclamou a devota – Hoje em dia até os Padres já não acreditam…
- Não. Nos dias de hoje nem o próprio tempo é credível.
E fui entrando na igreja a pensar quem de nós teria razão:
Se todos já não acreditam como outrora, até mesmo os padres, ou se todas as coisas já não são de confiança. Não sei onde estará o mal: se nas pessoas ou se nas coisas. Desisti de culpabilizar nada e ninguém… apenas recordei-me de que um dia Jesus também se admirou da falta de fé daquela gente. Aquela velhinha da Serra de Água não fez outra coisa.
Ao lembrar-me deste episódio, acrescento simplesmente:
- Hoje em dia já não acredito no tempo… Só quero acreditar na eternidade.


Sem comentários: