sábado, 25 de março de 2023

Hoje é o dia da Ave Maria


A – AS PALAVRAS DA AVE MARIA

 

A oração da Ave Maria compõe-se de 3 partes:

1ª - A palavra do Anjo da Anunciação que saúda Maria em termos de alegria e de cumprimento messiânico – Ave Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo.

2ª - A palavra de Isabel que descobre a ação de Deus presente na história – Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.

3ª - A palavra da Igreja que se une a Maria e que é santa, é mãe de Deus e é intercessora – Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte.

 

B – AS IMAGENS DA AVE MARIA

 

Selecionamos 3 quadros com pormenores e mensagens diferentes e complementares:

1ª imagem – quadro de Barocci

Maria maior que o Anjo.

O Anjo posiciona-se abaixo de Maria. De facto, assim está conforme as suas próprias palavras de elevação de Maria. A genuflexão do Anjo é para Maria, mas também para aquele que a partir daquele momento habita no seu seio, o Filho do Deus Altíssimo. Está presente a santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo.

Nota-se o carinho estampado no rosto do Anjo. A alegria é contagiante.

Maria segura um livro na sua mão para situar o acontecimento segundo as escrituras.

Pela janela situamo-nos nesta terra. É o céu que desce à terra, onde a eternidade se encontra com a história. A cena da Anunciação não ocorreu noutro planeta, nem no mundo da imaginação, mas no nosso mundo concreto.

Num canto, à margem, um gato dorme indiferente ao grande mistério. Os animais domésticos, apesar de serem da casa ou fiéis amigos, costumam indicar a ignorância e a insensibilidade de quem está próximo.

2ª imagem – quadro de Glyn Warren Philpot

O Anjo sem Maria.

Maria nem sequer está à vista a não ser aos olhos do Anjo. Só o enviado de Deus aparece.

Está conforme as palavras de Maria, não só na Anunciação – Eis a serva do Senhor – mas também do Magnificat – Pôs os olhos na humildade da sua serva.

Por outro lado, é o próprio Deus, na figura do seu enviado, que se humilha, fazendo homem despojando-se a si mesmo, ficando a nível dos homens par os elevar até ao nível de Deus.

A capa do Anjo expressa o movimento descendente…

O Anjo está prostrado em adoração.

Embora a figura de Maria não apareça à nossa vista, podemos identifica-la através da contemplação do lírio que Deus plantou em Nazaré e que floriu para a eternidade.

Neste quadro Maria só é vista aos olhos do Anjo. De facto, só quem vê Maria, torna-se um Anjo, um mensageiro divino.

3ª imagem – quadro de George Hitchcock

Maria sem o Anjo.

Aqui o Anjo só é visto por Maria. Parece que foi mesmo isso que aconteceu.

Ele vê-nos, mas não pode ser visto. Maria está numa atitude de acolhimento sereno – faça-me em mim segundo a sua palavra.

Também pode ser a imagem de quando o Anjo deixou Nazaré – ficou um rasto de luz porque a Luz veio a este mundo…

O Anjo retirou-se, mas a Luz ficou.

 


Sem comentários: