segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Perfil de Simão Pedro


Festa da Cadeira de S. Pedro, Apóstolo

Simão foi escolhido, não por ser uma pérola, ou pedra preciosa ou bem preparada. 

O seu perfil é apresentado com a letra P.

- Pescador (O barco era de Simão)

- Pecador (Afasta-te de mim, porque sou pecador)

- Pedra (Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja)

- Porteiro (Dar-te-ei  as Chaves do Reino)

- Pastor (Apascenta as minhas ovelhas)

- Porta-voz (Simão adiantou-se e disse: És o Cristo)

- Profeta Poderoso (Em nome de Jesus levanta-te...)

- Pregador (Ergueu a voz e falou: homens da Judeia)

- Presbítero (Eu presbítero ou ancião como eles)

- Protetor (Confirma os meus irmãos)

 

Talvez outros apóstolos tivessem perfis mais aconselhados aos nossos olhos, mas os desígnios do Senhor são insondáveis.

Jesus não escolheu quem era importante, quem tinha dinheiro ou influência, quem tinha estudos, quem tinha estagiado com João Baptista, quem…

Ele escolheu Simão, filho de Jonas para presidir à sua comunidade por causa do seu perfil, porque ele era pescador, pecador, pedra, pastor e porta-voz.

 

À margem

O que é melhor dizer:

Pedro está com Deus ou Deus está com Pedro?

- Deus está com Pedro 

quando proclama: Tu és o Cristo… = ouçamo-lo.

- Pedro está com Deus 

quando preside à sua Igreja… = sigamo-lo.

 

Ver também:

Pastor e mestre

Cátedra de São Pedro

Simão de Pedra

Porta-voz

  

Sem comentários: