segunda-feira, 14 de setembro de 2020

A exaltação de Jesus


Festa da Exaltação da Santa Cruz

Jesus é a exaltação da cruz

A cruz é a exaltação de Jesus.

 

A)

Se não é verdade é verosímil: Perguntaram ao Papa Francisco:

- Neste tempo de Pandemia, onde está Deus?

O papa mostrou-lhes a Cruz e o Evangelho, dizendo: Deus está onde sempre esteve. Deus está na cruz a sofrer connosco e por nós. Está no Evangelho a falar e a confortar todos os que precisam. Está na Eucaristia para alimentar a fé e a esperança de todos. Está na união dos irmãos para fortalecer a sua caridade.

 

B)

Podemos olhar para a cruz de dois ângulos diferentes: ou por trás ou pela frente, ou seja, pelas suas causas ou pelos seus efeitos ou consequências.

Por trás ou pelas suas causas – não podemos ser tentamos em dizer como Pilatos: Não sou responsável pela morte deste homem. O que podemos considerar é o que levou Jesus à Cruz: Deus amou tanto o mundo entregou o seu Filho à morte e morte de Cruz. A causa da Cruz é o Amor que Deus nos tem.

Pela frente ou pelos seus efeitos – Ó Cruz bendita, só tu nos abriste os braços de Jesus, o Redentor (hino das Laudes, século VI). Saibamos então abrir-nos à vida nova que nos vem da Santa Crus. A exemplo de Cristo a cruz também nos deve abrir as nossas mãos, os nossos braços e sobretudo o nosso coração.

 

C)

Os monges Cartuxos têm como lema – Stat crux dum volvitur orbis, isto é, a cruz permanece enquanto o mundo dá voltas. De facto, Cristo ficou na cruz para que o mundo desse uma volta.

 

D)

As medidas da Cruz de Cristo

A haste media 15 pés (+- 4,57 m, e 8 nos braços, +- 2,43 m). Tinha mais 2 pés de altura do que a dos salteadores para que o povo visse melhor o réu.

Segundo o venerável Beda a cruz foi era de 4 madeiras diferentes: de cipreste, cedro, pinho e buxo. O cipreste desde os pés até aos braços; os braços de cedro, a parte superior de pinho, e a tabuinha onde se escreveu JNRJ de buxo. São Vicente Ferrer, Boaventura e Bernardino de Sena, são de opinião que a cruz era de cedro, cipreste, palmeira e oliveira. S. Gregório Niceno diz que foi de uma árvore vil e mais desprezível de todas (carrasca, enzinha ou azinheira) o que parece mais provável, atendendo ao rancor infame dos que o acusaram e sentenciaram e porque mais conforme a mensagem de Jesus.

Hoje não sabemos ao certo das medidas da cruz de Cristo, mas uma coisa temos a certeza: o seu amor foi sem medida….

 

Ver também:

Todos na cruz

O caminho da cruz

Trazer a cruz de Cristo

Ladainha da santa cruz

A cruz de Cristo e o Cristo da cruz

 

 

Sem comentários: