sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Todos na cruz e a cruz de todos


Quarenta dia após a Transfiguração do Senhor, com a qual Jesus apontou e preparou os discípulos para o mistério da Sua cruz, celebramos a festa da Exaltação da Santa Cruz, no aniversário da dedicação da sua Basílica em Jerusalém.


















De Santa Teresa Benedita da Cruz no seu livro A ciência da cruz:
“A cruz não é um fim em si mesma: ela eleva-nos para as alturas e revela-nos as realidades superiores. Por isso ela não é somente um símbolo; ela é a arma poderosa de Cristo; é o cajado de pastor com que o divino David sai ao encontro do Golias infernal e com o qual bate fortemente à porta do Céu e a abre.”

A cruz
- é um meio e não um fim
- é um instrumento e não apenas um símbolo
- é uma escada que nos eleva até Deus
- é uma janela que revela a verdade da terra e do céu
- é uma arma poderosa contra o inimigo
- é um cajado de pastor
- é uma chave que abre as portas do céu.




















De autor desconhecido:
Olhar o crucifixo nos momentos difíceis

Quando estiveres ferido ou magoado,
Olha para a cruz e verás que alguém sofreu mais do que tu.

Quando estiveres deprimido e ofendido
Olha para a cruz e alargarás o teu horizonte

Quando te sentires cansado e desanimado
Olha para a cruz e não cairás por terra.

Quando pensares que isto é o fim do mundo
Olha para a cruz e verás que não há páscoa sem quaresma.











De autor não identificado:
O meu crucifixo

Quando caio, levanta-me
Quando choro, consola-me
Quando sofro, anima-me
Quando tremo, acalma-me
Quando por ele chamo, responde-me.


Sem comentários: