sábado, 13 de outubro de 2018

O Papa da minha infância






















É santo o Papa da minha infância, 
canonizado no dia 14 de outubro de 2018.

Cresci ao ouvir o nome do Papa Paulo VI nas celebrações. Tinha eu apenas 1 ano quando morreu Pio XII e surgiu João XXIII. Aos 6 anos comecei então a ouvir o nome do novo Papa, Paulo VI.
Na minha imaginação infantil a sua figura inspirava-me santidade. Achava, porém que ele era um santo diferente. Era Santo, pois todos se referiam a ele como o Santo Padre, mas era diferente porque falava, sorria, acenava, viajava. Todos os outros santos eram mais imagens ou estátuas do que presenças vivas. Ele não. Ele era normal como nós, de modo que nós queríamos ser especiais como ele.
Eu via as imagens dos santos com os ‘resplendores’ ou auréolas, mas ele era santo sem usar esses adornos. Tanto mais que devia ser incómodo.
Ao ver algumas bandas desenhadas da vida de santos, na minha ingenuidade, concluía: Quando eu for padre, não quero ser santo porque aquela auréola vai incomodar-me…
Por isso o modelo de santo que eu queria seguir era o Papa Paulo VI, que dispensava auréolas.
Quando ele faleceu, já eu tinha 21 anos e já era frade dehoniano, capaz de compreender que Paulo VI era um santo igual e diferente a todos os outros, tal como foi um Papa igual e diferente dos outros Papas que o antecederam ou lhe sucederam.
Nunca esmoreceu a minha admiração e devoção ao Papa da minha infância.
Já li com muita devoção várias biografias suas, já reli muitos escritos seus… pois ele nunca parou de me surpreender.
Hoje apenas quero assinalar algumas curiosidades da sua vida como Papa.

Uma dezena de curiosidades

1º - Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini, futuro Paulo VI, nasceu no mesmo mês que eu, alguns dias depois, mas 60 anos antes de mim. Para a sua festa litúrgica foi escolhido o dia do seu nascimento, 26 de setembro de 1897.
(Faz portanto companhia à Virgem Maria e a São João Baptista que são os únicos santos cujo dia de nascimento é celebrado. Até nisto foi especial, m ou não se chamasse João Baptista Maria).
2º - Apesar de ainda não ser cardeal recebeu vários votos no conclave que elegeu João XXIII como sucessor de Pio XII. No consistório de 1958 João XXIII elevou-o a cardeal. Foi depois eleito Papa a 21 de junho de 1963. Continuou os trabalhos do Concílio Vaticano II que o seu antecessor tinha começado.
(Portanto foi um precursor e um continuador do aggiornamento da igreja).
3º - Sofreu um atentado com um punhal a 27 de novembro de 1970, no aeroporto de Manila, quando visitava as Filipinas. Um pintor boliviano, que sofria de problemas mentais, disfarçado de padre, atingiu o Papa, procurando assassiná-lo, com 2 punhaladas. A sua morte foi num dia mais glorioso, aos 80 anos, na festa da Transfiguração do Senhor, a 6 de agosto de 1978.
(Portanto foi um mártir em vida e levou uma vida de mártir).
4º - Foi o primeiro Papa a usar o avião nas suas viagens.
(Portanto foi o primeiro Papa a viajar com mais nível, ou andar no Céu ou mais perto de Deus).
5º - Foi o primeiro Sumo Pontífice a visitar os 5 continentes. Valeu-lhe o epíteto de Papa Peregrino, muito antes de João Paulo II. Visitou pastoralmente os Estados Unidos, Colômbia, Uganda, Portugal, Austrália, Filipinas, Índia…
(Portanto fez jus ao seu nome de Paulo com as suas viagens apostólicas)
6º - Foi o primeiro Papa a visitar a Terra Santa desde o Apóstolo São Pedro. Em Jerusalém encontrou-se em 1964 com o Patriarca Ortodoxo Atenágoras I, com quem celebrou o levantamento das mútuas excomunhões do cisma de 1054.
(Portanto regressou às origens… cumpriu o pedido de Jesus para regressar à Galileia onde O veriam de novo…)
7º - Foi o último Pontífice a ter uma coroação e o primeiro a dispensar o uso da Tiara. Terá dado a sua Tiara (oferta da sua antiga Arquidiocese de Milão) ao santuário nacional da Imaculada Conceição em Washington.
(Portanto ficou mais parecido com o seu Mestre… Livrou-se dos sinais do poder para dar espaço ao poder dos sinais, como nos lembra hoje o Papa Francisco).
8º - Fez cardeais os 3 papas que se lhe seguiram: João Paulo I (cardeal em 1973 e Papa em 1978); João Paulo II (cardeal em 1967 e Papa em 1978) e Bento XVI (cardeal em 1977 e Papa em 2005).
(Portanto deixou rasto, deixou descendência, preparou 3 Papas para o suceder, inspirando 2 deles até no nome…)
9º - Foi o primeiro Papa a visitar Portugal e o Santuário de Fátima como peregrino em 1967 no cinquentenário das aparições.
(Portanto foi um Papa mariano, pois dizia – se queremos ser cristãos, devemos ser marianos).
10º - Era um apaixonado pela leitura. Durante as viagens, levava na sua bagagem mais de 75 livros para poder escolher e ler à vontade.
(Portanto, ele próprio continua a ser um livro aberto…)

























Sem comentários: