sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Martirizado no altar


No próximo domingo, dia 14 de outubro, o Papa Francisco vai canonizar o arcebispo Óscar Romero de El Salvador.






















O Santo que é Mártir
Ou o Mártir que é Santo

No dia 24 de Março de 1980 o arcebispo Óscar foi assassinado enquanto celebrava a Missa na capela de um hospital católico.
Óscar Romero, uns dias antes de morrer tinha dito:
- Fui muitas vezes ameaçado de morte. Devo dizer que enquanto cristão o que me move não é a morte, mas sim a ressurreição. O martírio é uma graça de Deus que não creio merecer, mas podem dizer-lhes, se eles conseguirem matar-me, que lhes perdoo – contudo gostaria que se dessem conta que estão a perder o seu tempo. Pode morrer um bispo, mas a Igreja nunca morrerá.
Não são só os sábios ou mesmo os mestres que espalham a fé, mas sim aqueles que são testemunhas. Mártir quer dizer testemunha.
O martírio a que somos chamados pelo batismo, pela consagração, pela ordenação, o testemunho especial que temos o privilégio de dar, concretiza-se no altar da nossa vida, no púlpito e no nosso ministério… O púlpito ou o altar é a arena principal do nosso martírio, do nosso testemunho. Pode ser frustrante, mas também pode produzir muito fruto.
Eis um exemplo do fruto do martírio deste novo santo:
No filme que foi feito sobre a vida do Bispo Óscar Romero, o papel principal foi dado ao ator porto-riquenho Raul Juliá que era um católico não praticante. Para se preparar para fazer o filme, estudou a vida e os sermões do Bispo Romero. Isso causou nele uma profunda conversão, que o trouxe de volta aos sacramentos e à prática da fé. Pouco depois de rodar o filme, Raúl morreu confortado pela sua fé e pelos sacramentos, como filho espiritual de Óscar Romero cuja vida e testemunho continua a atrair pessoas para Cristo e para a Igreja. (Cf. Cardeal Seán O’Malley, Anel e Sandália, Paulinas)












Sem comentários: