quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Três lições


5ª feira - II semana comum

Naquele tempo veio ter com Jesus uma grande multidão por ouvir contar tudo o que Ele fazia

3 AÇÕES
         A multidão ouvia.
         Os seguidores contavam (anunciavam)
         Jesus fazia.

3 DITADOS

Todos os caminhos vão dar a Roma
         Era um ditado do tempo dos romanos, mesmo anterior do episódio do Evangelho de hoje. De facto todas as estradas do império dirigiam-se para Roma. Sinal de união ou de encontro de todos.
         Podemos dizer que no episódio do evangelho todos os caminhos vão dar a Jesus: do norte e do sul, do este ou do oeste… Ele é o ponto de encontro. Independentemente da situação de cada um, venham donde vierem, todos vão desembocar a Jesus. Ele atrai a todos. Mais cedo ou mais tarde cruzamo-nos com Ele.
         Ainda hoje todos os caminhos vão dar a Jesus.

Quem tem boca vai a Roma
         Era outro ditado romano que valorizava a união promovida pela língua comum, o latim. Quem fala o latim vai longe, pode ligar-se o unir-se, pode alcançar o coração do império.
         No episódio do evangelho de hoje vinham ter com Jesus de todos os cantos por ouvirem contar o que Jesus dizia e fazia. A boca falava do que transbordava do coração. A boca, a pregação, o partilhar fazia com que chegassem até Jesus.
         Ainda hoje é a falar que a gente se entende… é a pregar o que se viveu que se anuncia aos outros para que também eles experimentem.

Quem tem unhas toca viola
         Não sei se é muito antigo este ditado popular, mas parece-me querer lembrar quem dá música é porque alguém lhe deu unhas. É um convite a valorizar o que recebemos e que nos faz dar.
       No episódio de hoje todos queriam tocar em Jesus… porque todos já tinham sido tocados por Ele no seu coração.
         Ainda hoje nós tocamos porque fomos tocados, nós escolhemo-lo porque ele nos escolheu primeiro.

Sem comentários: