A)
Pregava assim o Pe. António Vieira:
Quatro aparições fez
Cristo, depois de ressuscitado a seus discípulos, muito dignas de ponderação.
Apareceu a S. Pedro;
e sem mais diligências que aparecer-lhe, S. Pedro o conheceu, e se deu por
contente.
Apareceu à Madalena,
e ainda que lhe viu o rosto, não bastou isto para o conhecer; chamou-a por seu
nome: Maria – e no mesmo ponto o conheceu, e se lhe lançou aos pés.
Apareceu a S. Tomé, e
ainda que os discípulos lhe tinham dito que ressuscitara, enquanto não meteu a
mão no lado, não creu nem reconheceu a seu Deus e a seu Senhor.
Apareceu aos discípulos
de Emaús, e por mais que caminhou com eles, e lhes declarou as Escrituras e as
profecias, não o conheceram, senão quando lhes deu o pão.
Nestas quatro aparições estão representados
quatro géneros de discípulos, ou quatro géneros de condições de discípulo:
Há uns que são como
S. Pedro: com verem a seu mestre, com lhe aparecer o seu mestre, se dão por
contentes.
Há outros que são
como Madalena: não lhes basta o ver nem o aparecer; contudo, se o Senhor os
chama pelo seu nome, como Cristo chamou à Madalena, se o mestre lhes sabe o
nome, não hão mister mais para viverem consolados e satisfeitos.
Há outros que são
como S. Tomé: se o mestre lhes não entrega as mãos e o lado, se não manejam o
coração do mestre, se não se lhes abrem os arcamos mais interiores – ainda que
sejam daqueles que duvidaram, e dos que vieram ao cabo dos oito dias, como Tomé
– não se dão por bem livrados.
Há outros, finalmente, que são como os
discípulos de Emaús, que por mais profecias que se lhes declarem, por mais
razões que se lhes deem, enquanto se lhes não dá o pão, estão com os olhos e
com os corações fechados: nem conhecem nem reconhecem.
Os que se contentam,
como S. Pedro, só com ver, são finos.
Os que se contentam,
como a Madalena, só com que lhes saibam o nome, são honrados.
Os que se não
contentam, como S. Tomé, senão com o lado, são ambiciosos.
Os que se não
contentam, como os de Emaús, senão depois de lhes darem o pão, são
interesseiros.
E os que com todas
estas coisas ainda se não contentam? São portugueses.
A) Ensina assim Santo António
Lê-se que o Senhor apareceu 10 vezes depois da ressurreição:
Cinco no próprio dia da ressurreição: primeiro a Maria Madalena; segundo às
mulheres que regressavam do túmulo; terceiro a Pedro; quarto aos dois de Emaús;
quinto a dez apóstolos sem Tomé. Sexto ao oitavo dia, com Tomé; Sétimo aos sete discípulos na pesca, Oitavo no monte Tabor. No dia da ascensão apareceu duas vezes: A primeira quando comiam no
cenáculo; e outra vez depois da refeição no monte das oliveiras e se elevou à
vista deles.
O que significa cada uma das aparições:
1- a Maria Madalena, a graça do Senhor aparece à alma penitente, antes
que às outras.
2 - às mulheres que regressavam, aparece de facto àqueles que volta da
miserável saída da sua morte, para refletir na frágil entrada do seu
nascimento.
3 - a Pedro, que é chamado pelo nome para que não desespere por causa da
negação.
4 - Os dois discípulos
de Emaús significa os dois preceitos da caridade, de Deus e do próximo. O
Senhor aparece aos que têm caridade e deseja a pobreza de Jesus.
5 - aos dez – quando os discípulos se reúnem aparece sempre o Senhor.
Quando estão fechadas as janelas dos cinco sentidos, então aprece
verdadeiramente ao coração.
6 - Oitavo dia quando Tomé estava com eles. Para tirar todas as dúvidas.
Ferida e chaga. Ferida diz respeito à alma; chaga ao corpo. Na ferida
designa-se o pensamento puro, na chaga a morto do corpo.
7 - estando na pesca Tiberíades
8 - num monte que lhes indicou
9 e 10 - comeu com eles e depois
levou-os até ao monte das oliveiras , abençoou-os e elevou-se à vista deles.
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