quarta-feira, 30 de março de 2016

Categorias de discípulos

A) Pregava assim o Pe. António Vieira:
Quatro aparições fez Cristo, depois de ressuscitado a seus discípulos, muito dignas de ponderação.
Apareceu a S. Pedro; e sem mais diligências que aparecer-lhe, S. Pedro o conheceu, e se deu por contente.
Apareceu à Madalena, e ainda que lhe viu o rosto, não bastou isto para o conhecer; chamou-a por seu nome: Maria – e no mesmo ponto o conheceu, e se lhe lançou aos pés.
Apareceu a S. Tomé, e ainda que os discípulos lhe tinham dito que ressuscitara, enquanto não meteu a mão no lado, não creu nem reconheceu a seu Deus e a seu Senhor.
Apareceu aos discípulos de Emaús, e por mais que caminhou com eles, e lhes declarou as Escrituras e as profecias, não o conheceram, senão quando lhes deu o pão.
 Nestas quatro aparições estão representados quatro géneros de discípulos, ou quatro géneros de condições de discípulo:
Há uns que são como S. Pedro: com verem a seu mestre, com lhe aparecer o seu mestre, se dão por contentes.
Há outros que são como Madalena: não lhes basta o ver nem o aparecer; contudo, se o Senhor os chama pelo seu nome, como Cristo chamou à Madalena, se o mestre lhes sabe o nome, não hão mister mais para viverem consolados e satisfeitos.
Há outros que são como S. Tomé: se o mestre lhes não entrega as mãos e o lado, se não manejam o coração do mestre, se não se lhes abrem os arcamos mais interiores – ainda que sejam daqueles que duvidaram, e dos que vieram ao cabo dos oito dias, como Tomé – não se dão por bem livrados.
Há outros, finalmente, que são como os discípulos de Emaús, que por mais profecias que se lhes declarem, por mais razões que se lhes deem, enquanto se lhes não dá o pão, estão com os olhos e com os corações fechados: nem conhecem nem reconhecem.
Os que se contentam, como S. Pedro, só com ver, são finos.
Os que se contentam, como a Madalena, só com que lhes saibam o nome, são honrados.
Os que se não contentam, como S. Tomé, senão com o lado, são ambiciosos.
Os que se não contentam, como os de Emaús, senão depois de lhes darem o pão, são interesseiros.
E os que com todas estas coisas ainda se não contentam? São portugueses.

         A) Ensina assim Santo António
        Lê-se que o Senhor apareceu 10 vezes depois da ressurreição:
      Cinco no próprio dia da ressurreição: primeiro a Maria Madalena; segundo às mulheres que regressavam do túmulo; terceiro a Pedro; quarto aos dois de Emaús; quinto a dez apóstolos sem Tomé. Sexto ao oitavo dia, com Tomé; Sétimo aos sete discípulos na pesca, Oitavo no monte Tabor. No dia da ascensão apareceu duas vezes: A primeira quando comiam no cenáculo; e outra vez depois da refeição no monte das oliveiras e se elevou à vista deles.
O que significa cada uma das aparições:

1- a Maria Madalena, a graça do Senhor aparece à alma penitente, antes que às outras.
2 - às mulheres que regressavam, aparece de facto àqueles que volta da miserável saída da sua morte, para refletir na frágil entrada do seu nascimento.
3 - a Pedro, que é chamado pelo nome para que não desespere por causa da negação.
4 - Os dois discípulos de Emaús significa os dois preceitos da caridade, de Deus e do próximo. O Senhor aparece aos que têm caridade e deseja a pobreza de Jesus.
5 - aos dez – quando os discípulos se reúnem aparece sempre o Senhor. Quando estão fechadas as janelas dos cinco sentidos, então aprece verdadeiramente ao coração.
6 - Oitavo dia quando Tomé estava com eles. Para tirar todas as dúvidas. Ferida e chaga. Ferida diz respeito à alma; chaga ao corpo. Na ferida designa-se o pensamento puro, na chaga a morto do corpo.
7 - estando na pesca Tiberíades
8 - num monte que lhes indicou
9 e 10 -  comeu com eles e depois levou-os até ao monte das oliveiras , abençoou-os e elevou-se à vista deles. 

Sem comentários: