sábado, 1 de novembro de 2014

ABC da santidade

Ao celebrar o dia de todos os santos não podemos esquecer que todos nós somos candidatos a santos, aprendizes na escola da santidade.

A) Sentido obrigatório:
A nossa vocação é ser santos.
É obrigatório ser santos, porém não é obrigatório ser pecador.
Não é obrigatório ser mau, roubar, matar etc…
Só é obrigatório ser santo.

B) Grandeza das almas pequeninas
Lição de Santa Teresinha
A quem dizia que ela era uma santa:
- Não, não sou uma santa; nunca pratiquei as ações dos santos. Sou uma alma pequenina que Deus cumulou de graças, eis o que sou. O que digo é a verdade, hão de vê-lo no Céu. (pagina 1203)
… Não espere ser santa mais tarde. Comece agora mesmo. O mês que precedeu a minha entrada no Carmelo ficou para mim como uma suave recordação. A princípio, dizia comigo mesma, como a Irmã: serei santa quando estiver no Carmelo; enquanto espero não vou constranger-me… Mas Deus fez-me ver o valor do tempo; fiz precisamente o contrário do que pensava; quis preparar-me para a minha entrada sendo muito fiel; e esse foi um dos mais belos meses da minha vida.
Acredite em mim, nunca espere pelo dia seguinte para começar a ser santa. (página 1298)

C) Santos no mundo e o mundo dos santos

Sem comentários: