terça-feira, 24 de junho de 2014

Preparar, discernir, diminuir

Solenidade do Nascimento de São João Batista

Eis as 3 vocações do maior dos profetas: Preparar a chegada do Senhor, discernir quem é o Senhor, diminuir para que o Senhor cresça.
Nestes três verbos manifestam-se as vocações de João Batista, modelo sempre atual para os cristãos – preparar, discernir e diminuir.
1ª vocação - João preparava o caminho para Jesus sem tomar nada para si. Era um homem importante: o povo procurava-o e seguia-o, porque as suas palavras eram fortes, iam ao coração. Ele até teve a tentação de acreditar ser importante, mas não cedeu. Quando os doutores da lei se aproximaram e perguntaram se ele era o Messias, João respondeu: Sou a voz, somente a voz, mas vim preparar o caminho ao Senhor. Esta é a primeira vocação do Batista – Preparar o povo, o coração do povo para o encontro com o Senhor.
2ª vocação - discernir, entre tanta gente boa, quem era o Senhor. O Espírito revelou-lhe e ele teve a coragem de apontar: é este. Este é o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo. No dia seguinte, aconteceu a mesma coisa. É aquele! É mais digno que eu! Os discípulos foram atrás Dele. Na preparação, João dizia: atrás de mim, virá ele... No discernimento, diz: À minha frente… está ele!
3ª vocação - diminuir. A partir daquele momento, a sua vida começou a se reduzir, a diminuir para que o Senhor crescesse, até aniquilar a si mesmo: Ele deve crescer, eu diminuir. Atrás de mim, na minha frente, longe de mim. Esta atitude humilde foi a etapa mais difícil de João… foi parar à prisão… sofreu não somente a escuridão da cela, mas o breu no seu coração: Mas, será mesmo Ele? Não errei? Porque o Messias tem um estilo muito simples… Não entendo bem. E pede aos seus discípulos que perguntem a Ele: És Tu realmente, ou devemos esperar outro Messias?
Três vocações num homem: preparar, discernir, deixar crescer o Senhor e diminuir a si mesmo. É belo pensar a vocação de cada cristão desta maneira.
Um cristão não anuncia si mesmo, anuncia outro, prepara o caminho a outro: ao Senhor.
Um cristão deve saber discernir, deve conhecer como discernir a verdade daquilo que parece verdade mas não é: homem de discernimento.
E um cristão deve ser um homem que saiba diminuir-se para que o Senhor cresça, no coração e na alma dos outros.
(Adaptação da homilia de hoje do Papa Francisco, na Solenidade do Nascimento de São João Batista)


Sem comentários: